Imunização contra a gripe atende público-alvo formado por professores da rede de ensino

0

AGULHAS NEGRAS

O calendário da imunização contra a gripe da campanha nacional iniciada em abril segue nesta semana com a vacinação em toda a região do grupo prioritário formado pelos professores que atuam na rede municipal e estadual de ensino. Até sexta-feira todas as unidades de saúde em atividade durante a campanha nas cidades da região das Agulhas Negras vão priorizar a aplicação da dose da vacina que protege contra os vírus influenza H1N1, H3N2 e Influenza B. Para vacinar é preciso apresentar documento de identificação e, se possível, o cartão de vacinação.

Em Itatiaia, a imunização ocorre diariamente no horário entre 8h e 16h, na Policlínica Municipal, no Centro e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre, Penedo, Maromba e Marechal Jardim. Um levantamento do setor de imunização indica que da meta de 7.396 pessoas no público-alvo geral, já foram vacinas 3.299 pessoas, o que corresponde a 45,8% desse total. A análise de cada grupo prioritário, isoladamente, revela que o grupo das puéperas (gestantes com até 45 dias após o parto) tinha a perspectiva de vacinar 45 mulheres, mas contabiliza 69 puéperas imunizadas. Dentre os idosos, são 2.066 vacinados perante a meta de 3.153 pessoas. Entre os trabalhadores do setor da saúde, são 348 vacinados do total de 738 profissionais. No caso das gestantes são 119 imunizadas perante a meta de 275. O grupo das crianças de seis meses a menores de cinco anos também está abaixo das expectativas, na faixa etária de seis meses a dois anos foram vacinadas 130 das 551 crianças previstas e dentre aquelas com idade entre dois e cinco anos  foram imunizadas 273 do total de 1195. Sobre os doentes crônicos, o setor de imunização vacinou até agora 247 dos 1.145 registrados. Já no grupo dos professores, até o momento são 47 pessoas imunizadas, de um total de 294 docentes. “Estamos entrando na reta final da campanha e a procura pela vacina ainda está baixa, por isso é importante que as pessoas procurem os postos para serem vacinados”, informa a coordenadora de imunização, Andréa Millen.

QUASE 20 MIL VACINADOS

Em Resende, a semana também é de imunização para os professores das redes municipal e estadual. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município contabiliza o total de 18.889 pessoas vacinadas. A meta da campanha é alcançar 90% da população pertencente a cada grupo de risco. Para isso, a vacinação será desenvolvida até o dia 1º de junho, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h em todos os postos de saúde e ainda no Centro Municipal de Imunização, no Centro. “A vacinação é a melhor forma para evitar a doença e não o contrário”, informa a enfermeira e coordenadora do Centro Municipal de Imunização, em Resende, Maria Regina de Paula. São 32 salas de vacinação disponibilizadas com equipes de cinco a sete funcionários, com 15 mil doses da vacina distribuídas para atender os grupos prioritários.

Na próxima semana, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, a vacinação será abrangente a todas as pessoas que integram os grupos prioritários que são o público-alvo da campanha. Oportunidade para quem não se vacinou em seu calendário prioritário garantir a proteção contra a gripe.

Deixe um Comentário