Importância da Ética do cuidado é reforçada em reunião do Conselho do MEP, em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
A reunião mensal do Conselho do Movimento pela Ética na Política (MEP), realizada no último fim de semana, para os conselheiros, foi extremamente produtiva. O professor de filosofia Érique Barcellos, vice-coordenador do Movimento, na abertura analisou os estragos que tem feito o neoliberalismo. Destacou os desarranjos que têm feito no processo educacional.
O professor disse que, quebrar as resistências populares e os trabalhos, como os do MEP é fundamental para o sistema. “Contudo, precisamos estar atentos, juntos e mantermos o afeto, ter compreensão e solidariedade com nossos voluntários, estudantes e aos empobrecidos. Na corrida pela vida o não perder o afeto. A ‘ética do cuidado’ é fundamental”, destacou o professor de filosofia no Pré Vestibular Cidadão do MEP.
Durante o encontro, reflexões sobre o cenário sociopolítico, em especial o de Volta Redonda e região. O grupo analisou fatos e as frentes de atuação dentro e fora do Movimento. No contexto, foi dado especial atenção ao empenho e compromisso dos voluntários nas diferentes ações.
RECOMENDAÇÕES
Durante o evento foi recomendado que o grupo deve seguir no trabalho da ‘reconexão escolar’, na linha do afeto e maior proximidade com os estudantes, atentar sempre para a ‘alfabetização cientifica’ na ótica da valorização da ciência como um bem à humanidade, utilizar sempre que dinâmicas pedagógica que busque maior interação entre os estudantes, dinamizar o trabalho de escuta junto aos estudantes e voluntários, nas articulações dos profissionais de pedagogia, assistentes social e psicologia, seguir vigilante e unificado diante dos embates, na linha da formação e construção de caminhos frutuosos.
DELIBERAÇÕES
O conselho, na referência do estatuto, após consulta, nomeou o professor Daniel Cruz, atual coordenador do Núcleo do MEP, como novo conselheiro do Movimento. Também o Luiz Gustavo Cavalcanti para a coordenação da Equipe Socioambiental do MEP, tendo em vista o afastamento do Michel Bastos, devido ao doutorado fora do Brasil. As nomeações substituíram os conselheiros Davi Souza e Vitoria Fortini. O nome do jovem biólogo Clener Espirito Santo, ligado ao projeto Pedreira da Voldac, está sendo consultado para integrar o conselho.
Foi levantada ainda na reunião a importância da participação e a valorização dos conselheiros nas atividades ligadas ao Movimento, como o ‘Ato dia da Criação: por ar puro’, no próximo dia 1º de setembro, às 16 horas, na Praça Juarez Antunes, com a promoção da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, Festival de Prêmio no dia 2, a partir das 14 horas, em solidariedade à Maria Alice, estudante do Núcleo do Retiro, além do apoio ao projeto ‘Auxílio Jurídico e Social, no bairro Santa Cruz, no dia 28 de setembro, às 9 horas, com articulação UFF e MEP.

Deixe um Comentário