Imersão empresarial em panificação, confeitaria e alimentação reúne cerca de 200 empresários em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
O 1º AlimentAÇÃO, imersão empresarial do setor de panificação, confeitaria, alimentos e bebidas do Sul do Estado, começou ontem, 8, em Volta Redonda, e reúne até ESTE DOMINGO, 10, cerca de 200 empresários de diversos segmentos, entre participantes, fornecedores e sindicatos de diversas cidades. O evento é promovido pela Grupo Alimenta Sul-Rio, com patrocínio oficial da Firjan Senai, produção executiva do Grupo Bananall, e está sendo realizado no Hotel Bela Vista, onde os participantes estão hospedados.
Na parte da manhã, foi realizada uma reunião da Diretoria do Grupo Alimenta Sul-Rio com a Firjan, e, no início da noite, teve a solenidade de abertura que contou com diversas autoridades, imprensa e lideranças empresariais, com um bate-papo com o presidente do Grupo Alimenta Sul-Rio, Paulo Roberto Dinis Marques, que falou sobre a importância da união e de inovação, para haja crescimento e o desenvolvimento dos pequenos e grandes negócios. A chef, especialista em confeitaria, Beca Milano, fez a palestra de abertura, que também contou com um painel mediado por Rafael Garbois, CEO do Grupo Bananall, e apresentação do jornalista Diego Gavazzi.
INSPIRADA NAS TIAS
Beca falou da sua história como confeiteira, que começou aos 13 anos, inspirada nas tias, avós e na mãe. “Fazer o que se gosta já é um grande passo para realizar sonhos e é preciso descobrir novos sabores, novos desafios e esse evento possibilita mostrar para esses empresários que é possível inovar e acreditar sempre”, disse.
Lideranças nacionais do setor de Panificação, Confeitaria e Alimentos também marcaram presença, como o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) Sul Fluminense, Henrique Nora Júnior; e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Panificação (ABIP), Paulo Menegueli.
O presidente do Grupo Alimenta Sul-Rio falou sobre a importância do evento para incentivar e fomentar com conhecimento as empresas, que precisam entender que é vital buscar inovar seja em tecnologia, sucessão, gestão e produção. “O Grupo Alimenta é o Sindicato da Panificação, que existe há mais de 70 anos, e, assim, como qualquer pessoa, empresa ou instituição precisa se renovar. Nós estamos buscando investir mais em ações que possam gerar benefícios para nossos associados e também para as empresas do setor, desde o Microempreendedor Individual até as grandes redes. Ninguém faz nada sozinho, por isso, é importante se associar, estar junto para se pensar projetos, buscar esse desenvolvimento, agregar benefícios, negociar com fornecedores”, acrescentou.
CONECTA EMPRESÁRIOS DE DIVERSOS SEGMENTOS DA ALIMENTAÇÃO
Paulo destacou ainda que o 1º AlimentAÇÃO conecta empresários de diversos segmentos da alimentação de 19 cidades e representantes do Rio e de outros estados, com conhecimento, por meio de palestras, workshop e dinâmicas, visando mostrar para onde a economia desses setores caminha. “Lembro que há exatos quatro anos se iniciava a maior e pior crise epidêmica que o mundo viveu que afetou diretamente quase todas as empresas no mundo, principalmente, as do ramo de Panificação e Alimentação. E, hoje, essa imersão empresarial tem um significado muito especial para todos nós. Ela traz como objetivo direto, mostrar o que mudou ou o que precisa mudar para mantermos e crescermos nas nossas empresas. Traz, principalmente, o exemplo de família e do quanto precisamos estar unidos com federações, sindicatos, associações, fornecedores, empresários e, principalmente, pessoas”, acrescentou.
Ele também agradeceu a todos que participaram e acreditaram no evento, em especial, a Firjan SENAI, patrocinadora oficial do evento. “Agradeço aqui mais uma vez a parceria FIRJAN SENAI, que possibilitou fazer este evento, meus diretores e ao Grupo Bananall, contratado para produzir esse grande encontro e todos que contribuíram para fazer este evento acontecer”, afirmou.
Além de Beca Milano, que abriu o evento na sexta, um dos principais palestrantes do sábado, é o chef Luiz Farias, premiado mundialmente, que fala sobre inovação no setor de panificação e confeitaria, com destaque para as principais tendências mundiais para o crescimento dessas empresas. “Hoje, é preciso dominar as técnicas para atender o mercado consumidor, sem que as padarias tenham prejuízos. Uma tendência que vem crescendo e que eu já conheço desde a década de 1980 é o ultracongelamento, ter alimentos preparados, com qualidades que possam ser preparados no dia, reduzindo o desperdício, por exemplo. Além disso, a massa madre, com fermentação natural, vem ganhando cada vez mais espaço e a preferência do consumidor. Precisa que o setor entenda o que está em alta para ampliar as suas vendas, usando produtos de qualidade”, acrescentou.
PALESTRA DE JOHANNES ROOS
Na programação ainda, a palestra de Johannes Roos, padeiro e professor, nascido na Alemanha, formado pela Escola de Panificação Fuchs de Nurenberg, embaixador de Panificação da Puratos, uma das gigantes do segmento no mundo. Já o time Firjan SENAI nessa Imersão Empresarial é formado pelos instrutores do Centro de Referência em Alimentos, Bebidas e Panificação da Tijuca (RJ), André Luiz de Souza, com mais de 30 anos de experiência, especialista em fermentação natural e técnicas avançadas de congelamento de pães; e Roberta Gomes, que trabalha desde os 15 anos com confeitaria, é mestranda em Ciências e Tecnologia de Alimentos no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A especialista de Educação pela Firjan Senai, Priscila Rezende, com mais de 20 anos de experiência, também vai participar de um painel. A programação ainda inclui oficinas, workshop, dinâmicas e circuitos de muita integração e compartilhamento de experiências, incluindo a Unidade Móvel da Firjan Senai, a UMO. “São três dias de muita troca, de muito aprendizado e para viver o setor de panificação, confeitaria e alimentos, de uma forma nunca vista na nossa região, com todo essa expertise da Firjan Senai. Com certeza, esse primeiro encontro de imersão empresarial vai marcar um novo momento do setor de panificação, confeitaria, bebidas, gastronomia e alimentos”, afirmou o presidente do Grupo Alimenta Sul-Rio, Paulo Roberto Dinis Marques. “As empresas dependem prioritariamente de mão de obra qualificada. Por isso, a Firjan Senaié uma grande parceira da indústria, com oferta de cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento. No segmento de panificação e alimentos, há grande investimento para a formação de profissionais cada vez mais capacitados. O que não se restringe às aulas nas unidades dos municípios ou no Centro de Referência. A Firjan Senai também dispõe de unidade de escola móvel, que leva workshops ao público, como neste 1º AlimentAÇÃO”, ressalta Henrique Nora Júnior, presidente da Firjan Sul Fluminense. Para saber mais tudo sobre o evento é só acompanhar em @grupoalimentasulrio.

Deixe um Comentário