Idosos podem ter campanha permanente de orientação sobre o envelhecimento ativo e saudável

0

BARRA MANSA

Tramita pela Câmara de Barra Mansa e já foi aprovado em primeira discussão, o projeto de lei de autoria da vereadora Cristina Magno (PP) que institui na cidade a Campanha Permanente de Orientação e Conscientização sobre o Envelhecimento Ativo e Saudável. O vereador Eduardo Pimentel (PV) assina como coautor.

O projeto tem como objetivo oferecer aos idosos informações sobre o envelhecimento saudável, a promoção de inclusão tecnológica com acesso de forma segura às redes sociais, caixas eletrônicos, senha eletrônica; promover ainda a educação financeira, informando sobre as consequências do excesso de ofertas de créditos disponibilizados; disseminar informações, conhecimentos e palestras sobre nutrição e prevenção a doenças crônicas; prática de atividades físicas, dentre outros. A determinação de como esse conteúdo será estabelecido ficará a cargo da prefeitura, se aprovado e sancionado pelo prefeito Rodrigo Drable.

“Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Sendo assim, cresce a necessidade de discutirmos formas de orientação e conscientização permanente sobre o envelhecimento ativo e saudável, que poderão ser regulamentados e concretizadas pelo Poder Executivo por meio de provisões especiais, conforme a conveniência e oportunidade da Administração Pública”, disse Cristina Magno, destacando que o objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados.

DIA DE HOMENAGEM

E segue para sanção ou veto do prefeito outro projeto de autoria de Cristina  Magno. É o que cria o Dia Municipal em homenagem às vítimas da Covid-19. A data escolhida foi 1º de março, que seria o primeiro registro de caso confirmado da doença na cidade. A vereadora destaca que a intenção é homenagear as vítimas do vírus, preservando a memória de quem morreu na pandemia, além de oferecer a quem perdeu familiares e amigos um dia de luto. “Nesta data deverá ser criado meios de se lembrar desse acontecimento, podendo ser feito palestras em escolas e locais públicos, com objetivo de se ter um momento para fazer as homenagens”, diz o trecho do projeto.

“O objetivo desta semana é laurear ás vítimas do novo coronavírus no município de Barra Mansa e impedir que a dor de centenas de famílias caia no esquecimento. São vidas ceifadas bruscamente. São projetos, planos e sonhos desfeitos para sempre. Nada será capaz de compensar essa tragédia que se abateu sobre a humanidade. Aos que ficam, cabe a continuação da vida, o reconhecimento e a homenagem às trajetórias de vidas interrompidas”, destacou a parlamentar.

Deixe um Comentário