Idosos de Resende acima de 90 anos que tomaram a primeira dose da CoronaVac no dia 6 recebem a segunda dose no dia 27

0

RESENDE

A Secretaria Municipal de Saúde de Resende vai aplicar no sábado, dia 27, a segunda dose da vacina CoronaVac aos idosos que receberam a primeira dose no dia 6 deste mês. Segundo o governo, o público-alvo são os idosos na faixa etária acima de 90 anos, que inclusive estão sendo avisados através de telefonemas para que aguardem o procedimento em casa.

A prefeitura emitiu comunicado pelas redes sociais, confirmando o procedimento. “É fundamental que todos permaneçam em casa para que os agentes administrem a vacina e o processo de imunização seja concluído com sucesso”, informa. Serão, ao todo, 144 idosos. “A segunda dose é de suma importância para cumprir o processo de imunização. Por isso, é essencial que esses idosos com idade acima de 90 anos vacinados no dia 6 com a CoronaVac estejam em casa no sábado, dia 27, e recebam as equipes para completar este processo. Nossas equipes são divididas em um planejamento estratégico, indo até a residência de cada um deles para que não se exponham ao vírus. A Prefeitura continua aguardando a chegada de novas doses e traçando estratégias para dar continuidade a este processo no município – disse o secretário de Saúde, Alexandre Vieira.

Entre as 144 pessoas imunizadas no próximo sábado, 20 delas residem no distrito de Engenheiro Passos, na Serrinha do Alambari ou na Capelinha. Ao todo, 16 veículos da frota municipal estarão nas ruas, em locais que não possuem cobertura das Unidades de Saúde da Família, para conduzir os profissionais da saúde e as doses da vacina.

Para os idosos que foram imunizados com a primeira dose da outra vacina disponibilizada na rede pública, a da Oxford/AstraZeneca, quanto no dia 6 quanto nas demais datas, o prazo de intervalo para a segunda aplicação demanda mais tempo. “A aplicação da segunda dose dos idosos que foram vacinados com a vacina da AstraZeneca (descrito no cartão de vacinação) será realizada posteriormente. O intervalo recomendado para a aplicação desta vacina é de 12 semanas após a primeira dose”, explica a prefeitura.

Segundo dados do Plano Municipal de Vacinação, até às 18 horas do dia 23, o município havia imunizado 5.753 pessoas, sendo 4.099 delas com a primeira dose e 1.654 com a segunda dose. De acordo com o Boletim Covid-19, Resende registrava 7.949 casos confirmados de pacientes com o coronavírus, sendo 93 ativos, 7.599 curados e 257 óbitos. A rede de atendimento contabiliza 18.721 casos descartados e 80 casos aguardam resultados de exames. Em relação ao quadro de síndrome gripais, são 25.618 casos notificados, sendo 25.478 curados e 140 pessoas em isolamento.

PRIMEIRA DOSE PRECISA TER CADASTRO

A Secretaria de Saúde divulgou nesta quarta-feira a abertura do cadastro para os idosos acima de 85 anos que não tomaram nenhuma dose de imunizantes contra a Covid-19. Segundo a administração municipal, desta vez, estão sendo vacinados idosos com mais de 85 anos sendo importante frisar que aqueles que residem nos bairros fora da área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) devem fazer um cadastro. “Para que sejam vacinados, os idosos nesta faixa etária devem entrar em contato através do WhatsApp (24) 9 9229-5574 informando o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde, endereço e um telefone de contato”, observa.
Os bairros que estão fora da cobertura da ESF são: Manejo, Vila Julieta, Alvorada, Morada da Colina, Mirante das Agulhas, Ipiranga, Jardim Brasília I e II, Tangará, Vila Araújo, Centro Comercial, Jardim Tropical, Jardim Jalisco I e II, Barbosa Lima, Campos Elíseos, Casa da Lua, Alphaville, Limeira e Monte Castelo. “Além disso, lembre-se! Se você ou seu familiar reside dentro da cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), aguarde que os agentes de saúde vão administrar as doses da vacina em sua casa!”, orienta.

Deixe um Comentário