I Circuito Histórico mostrará à comunidade os principais pontos históricos de Resende

0

RESENDE

Quem quiser conhecer um pouco mais da história do município não pode perder o I Circuito Histórico de Resende que acontece neste sábado, dia 8, a partir das 10 horas. O Circuito é um programa de visitação histórica oferecendo aos participantes uma caminhada pelo Centro da cidade, contando a história do município através de seus pontos turísticos entre prédios, construções e monumentos.

O projeto foi criado pelo historiador e guia de Turismo da Asas Viagens, Marcos Iran bezerra Pereira Junior, com o objetivo de fomentar o turismo histórico cultural no município, gerar emprego e renda para os guias de turismo, além de proporcionar acesso à cultura e o lazer para diversas faixas etárias a um baixo custo e também atender as escolas públicas e ou privadas. “A proposta é de valorizar a história de Resende, dos prédios, construções, Igrejas e personagens resendenses. Fomentar o turismo na nossa cidade através de visitas guiadas realizadas a pé pelas ruas do Centro Histórico, apresentando os importantes atrativos culturais e históricos que aqui existem. Além de demonstrar a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural de nossa cidade”, explicou o historiador, destacando a importância do I Circuito Histórico de Resende. “O programa visa ocupar os espaços público não explorados para gerar cultura, emprego e renda, além de divulgar a história da cidade e estar aberto as muitas possibilidades não possíveis de mensurar”, ressalta.

Participantes da caminhada vão conhecer três roteiros históricos. Cada mês será realizado um dos três roteiros idealizados – Divulgação

Para o circuito foram elaborados três roteiros: Resende Histórica, Cafeeira e Princesinha do Vale. “A caminhada com os participantes segue os três roteiros. Dois dos roteiros se dividem no Centro Histórico de Resende e o outro inicia na Praça Oliveira e atravessa a Ponte Nilo Peçanha, mais conhecida como Ponte Velha, sobre o rio Paraíba do Sul que divide o Centro da cidade e o bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade, terminando na frente da Praça do Trenzinho ou da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman)”, conta Marcos Iran, informando que o Circuito Histórico é uma boa oportunidade para as pessoas conhecerem Resende. “Em duas horas de caminhadas as pessoas conhecem um pouco da história de Resende, com seus casarões que até chegaram a abrigar a princesa Isabel durante uma visita, a transformação da Praça Oliveira Botelho, onde está localizada a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e outros pontos turísticos importantes do município”, completa.

Cada mês será realizado um dos três roteiros idealizados. “Estamos iniciando o roteiro do Centro Histórico este mês e no próximo mês o Cafeeira e em seguida o da Princesinha do Vale. Como estamos na pandemia da Covid-19, vamos realizar neste mês dois passeios, o deste sábado e um outro que será marcado ainda”, informou.

Todo o roteiro de visitação ao Centro Histórico leva cerca de duas horas-Divulgação

PARTICIPAÇÃO

Para participar do I Circuito Histórico de Resende, basta entrar em contato, via WhatsApp com Marcos Iran pelo telefone (24) 98835-9812. O passeio cultural começa às 10 horas e é solicitada um quilo de alimento não-perecível que será doado para a Instituição Filantrópica dos Vicentinos e quem quiser dar uma contribuição em dinheiro livre pode ajudar o projeto. “Neste tempo de pandemia estamos tomando todas as medidas preventivas durante a caminhada, como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel”, conta o idealizador do projeto, informando que cada grupo é formado por dez pessoas. “Estamos trabalhando com número reduzido de pessoas durante a pandemia. No entanto, se tiverem mais pessoas vamos dividir o circuito e dois horários, como é feito com grupos escolares. Para isso, quem quiser participar tem que fazer a inscrição o mais rápido, para fecharmos os grupos”, explicou.

Deixe um Comentário