Hugo Leal se reúne com secretário de Estado para tratar sobre projeto de cicloturismo na região

0

SUL FLUMINENSE

O deputado federal Hugo Leal (PSD) conheceu a proposta idealizada pela ADR – Líder Vale da Agência de Desenvolvimento Regional do Médio Vale Paraíba para implantação do Projeto O Circuito – Cicloturismo no Sul do Rio de Janeiro. Ele agendou uma reunião com o secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, para apresentar a proposta. Também participaram uma equipe de trabalho que ficou responsável pela implantação do circuito e o ex-deputado estadual Nelson Gonçalves. Agora será formada a uma equipe de trabalho da ADR e a secretaria para buscar formas de viabilizar o projeto.

Através do circuito, os idealizadores do projeto querem conectar as 12 cidades do Sul Fluminense, em especial os polos do café e a região das Agulhas Negras. Na prática o projeto já funciona. São 460 quilômetros de trajeto, demarcado virtualmente, que podem ser acessados através do aplicativo wikloc, gratuito, na página https://www.ocircuito.com.br/.

Através desse aplicativo, esportistas tem acesso as rotas que interligam a região. O trajeto foi, inclusive, elaborado por ciclistas das 12 cidades. Outra novidade são os 160 totens a serem fixados nas cidades, com informações sobre pontos turísticos e de apoios para os ciclistas. O primeiro deles já está instalado na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.  Os idealizadores informaram que há trechos urbanos e rurais que interligam toda aregião, além de proporcionar um passeio por belíssimas cidades, permite maior contato com o meio ambiente e com as peculiaridades de cada região, dando força ao turismo local, à culinária, ao comércio e às pequenas indústrias. Esse circuito tanto pode ser feito de bicicleta como de carro.

As equipes, que já contam com parceria do Sebrae, têm agora um novo desafio: realizar o mapeamento dos roteiros turísticos, objetivando facilitar o cicloturismo com estrutura para receber o ciclista. Serão visitados comércios, orientando sobre ações diferenciadas para o incentivo ao pedal: como pousadas preparadas para ciclistas, borracharias, entre outras.

 

Deixe um Comentário