Hospital São João Batista, em Volta Redonda, está sendo reformado

0

VOLTA REDONDA
As obras de reforma e ampliação do Hospital São João Batista (HSJB) estão em andamento. O projeto prevê melhoria total no prédio já existente e a transformação da unidade em um hospital cirúrgico, onde funcionava o estacionamento dos funcionários. Será uma edificação de cinco pavimentos, sendo três andares de estacionamento, com 70 vagas para veículos.
O investimento ocorre por meio da parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado, que liberou mais de R$ 31 milhões para as melhorias. Nesta nova estrutura um dos pavimentos abrigará o centro cirúrgico, o centro de material e esterilização (CME) e a unidade de internação pós-cirúrgica com dez leitos, este bloco será interligado ao primeiro pavimento do atual hospital.
NOVA UTI
Serão construídas a nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com 20 leitos e uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com dez leitos interligados ao 2° piso do atual prédio. Haverá uma nova rampa ligando os andares e dois elevadores.
Os setores de Nutrição, Administração e Urologia também serão ampliados. Esse último indo para um novo setor. A farmácia irá para uma nova área, de modo a atender a RDC 50 e 36, normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O almoxarifado terá três pavimentos interligados por um elevador monta-carga. Uma central de tratamento de esgoto também será construída para atender às normas ambientais vigentes. A recepção principal será ampliada e um banheiro com acessibilidade será construído. Toda unidade atenderá às resoluções pertinentes a estabelecimento de saúde.
NOVA SALA DE ALTA MÉDICA
Além de aumentar a estrutura física, o investimento vai modernizar a unidade médica, proporcionando melhores condições de atendimento aos pacientes e de trabalho aos funcionários. Um novo espaço já foi aberto, é a Sala de Alta, que receberá os pacientes liberados pela equipe médica, mas que aguardam a chegada do familiar, ou transporte, para deixarem o hospital. A assessora técnica do HSJB, Cláudia Freitas, informou que foi criado um ambiente humanizado com a capacidade para espera confortável de até três pacientes, com poltronas confortáveis, climatização, café e TV. “Enquanto isso, aquele leito que era ocupado pelo paciente de alta já estará disponível para outra pessoa que operou, por exemplo, agilizando assim o fluxo de atendimento e diminuindo a espera para internação”, explicou Cláudia.
PAPEL DE SUMA IMPORTÂNCIA
Em resumo, a sala desempenha um papel de suma importância na garantia de que os pacientes que receberem alta possam aguardar em local adequado, proporcionando uma transição tranquila do ambiente hospitalar para a casa, promovendo a segurança do paciente e eficiência operacional do hospital.
O diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria, lembrou que a unidade é referência no atendimento médico no Médio Paraíba, atendendo pessoas de toda a região. Além da traumato-ortopedia, o hospital é modelo em outras especialidades como neurocirurgias, procedimentos urológicos e de tórax. Disse ainda que o governo está trabalhando muito para tornar o Hospital São João Batista um espaço cada vez melhor para quem busca atendimento e para quem atende. “A ampliação vai trazer modernidade e ainda mais melhorias. Os números comprovam que temos conseguido otimizar os nossos recursos, oferecendo um atendimento de qualidade que já é motivo de elogios por funcionários e pacientes”, concluiu Faria.

 

Deixe um Comentário