Hospital São João Batista adere ao Programa de Eficiência Energética da Light

0

VOLTA REDONDA

Começou a implantação do Programa de Eficiência Energética no Hospital São João Batista, agora a unidade terá toda a iluminação substituída por lâmpadas de led, 532 reatores serão retirados e duas autoclaves (equipamento para esterilização de materiais) serão trocadas. O programa é executado pela Light, concessionária de energia elétrica e regulamentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Segundo a gestora do projeto de eficiência energética pela Light, a engenheira eletricista Carla Marina Pacheco, será substituída duas autoclaves, no centro cirúrgico, por outras muito mais modernas e eficientes, permitindo maior confiabilidade e agilidade no processo de esterilização de material. “Essa medida trará ganhos não só energéticos e financeiros para o hospital, como também no controle de qualidade do processo de esterilização e no maior controle hospitalar”, disse.

Ela acrescentou que, além da redução do consumo de energia, os clientes beneficiados pelo programa têm outros ganhos qualitativos, como a redução da necessidade de manutenção nos sistemas que sofreram intervenção e a padronização de seus equipamentos. Por exemplo, as lâmpadas de led consomem até 85% menos que as incandescentes e 30% menos que as fluorescentes e têm uma durabilidade muito superior às demais.

O secretário de Saúde do município, Alfredo Peixoto, lembra que o programa é uma parceria público-privada, utilizada em administrações modernas, que gera benefícios à gestão e à população. “Volta Redonda é pioneira na região, principalmente na área da saúde, a firmar essa parceria. Mostrando mais uma vez que o município tem uma gestão voltada para o futuro”, afirmou.

O prefeito Samuca Silva, destacou a importância do projeto. “Nossa administração está voltada a proporcionar parcerias que visem melhorar os serviços públicos. Essa é uma excelente parceria e quem ganha é a sociedade que além de ter melhores condições no atendimento do HSJB, terá ainda, economia de mais de 200 MWh/ano (Megawatt-hora por ano), a maior parte por conta da iluminação com lâmpadas LED e outra pela substituição das autoclaves”, relatou o prefeito, afirmando que esse número representa uma redução de 13% do consumo de energia do Hospital.

Deixe um Comentário