Hospital de Campanha começa atendimento na quarta-feira, dia 22, em Volta Redonda

1

VOLTA REDONDA

O prefeito Samuca Silva anunciou que o Hospital de Campanha montado no Estádio Raulino de Oliveira para receber exclusivamente pacientes de média complexidade do novo coronavírus (Covid-19) estará aberto a partir de quarta-feira, dia 22. A notícia foi dada durante uma live feita pelo prefeito na tarde desta terça-feira, dia 21, direto do Hospital de Campanha. Samuca também confirmou que até o momento, Volta Redonda tem 225 casos confirmados de Covid-19.

Durante a transmissão em sua rede social, o prefeito Samuca informou que o Hospital de Campanha, que tem capacidade para 114 leitos começou a funcionar nesta terça-feira. “Essa é uma obra que nós não queríamos entregar a população, mas hoje iniciamos todos os preparatórios para o atendimento das pessoas. E esse Hospital de Campanha com 114 leitos vai atender pacientes de média complexidade. Hoje o atendimento foi administrativo e de treinamento dos profissionais de saúde. A partir de quarta-feira, dia 22, esta unidade já estará aberta com vagas para atender os pacientes de Covid-19 para que outras pessoas não sejam contaminadas com o vírus na cidade. Este hospital será referenciado, com atendimento de portas fechadas, só de média complexidade para proteger os profissionais de saúde e também o cidadão que por outra doença vai procurar a rede”, disse o chefe do Executivo. Silva também falou que a abertura do Hospital de Campanha é mais um passo do planejamento da prefeitura para o combate ao Covid-19. “Tenho dito e reitero que o mesmo vírus que está no planeta, onde mais de 171 mil pessoas perderam suas vidas, é o mesmo que está em Volta Redonda. Apresentamos ao Ministério Público seis eixos de critérios técnicos para pensar em uma possível flexibilização. O primeiro é monitorar diariamente os casos suspeitos de coronavírus-19 para que não ultrapasse os 5% na cidade. O segundo eixo é que a nossa capacidade de leitos de CTI com casos mais graves não passe dos 50%. O terceiro é que a capacidade do Hospital de Campanha não ultrapasse 70% da sua ocupação de leitos. O quarto eixo é que os nossos idosos e o grupo de risco fiquem em casa para não ter contato com o vírus. O quinto é que as aglomerações, mesmo com a flexibilização, vão estar proibidas. Já o sexto eixo é o uso obrigatório da máscara que passou a vigorar de acordo com o decreto”, enumerou o prefeito que vai distribuir 45 mil máscaras. “Nós recebemos a doação da Companhia Siderúrgica Nacional de 45 mil que serão doadas para a população. Não deixe de usar, faça a sua máscara caseira”, comentou.

O chefe do Executivo também confirmou que até o momento, Volta Redonda tem 225 casos confirmados de Covid-19. Ele explicou que mais 15 casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus foram confirmados hoje, sendo quatro homens com idades de 31, 46, 57 e 83 anos e 11 mulheres com idades de 22, 31, 33, 34, 36, 37, 42, 44, 46, 47 e 50 anos. “Hoje temos 43 pessoas internadas na nossa cidade. Oito pessoas em CTIs privados e nenhuma na nossa rede pública pelo segundo dia consecutivo. Temos 35 casos suspeitos internados, sendo cinco em UTI e nenhuma na nossa rede de saúde. Também temos 30 casos ambulatóriais suspeitos e sete óbitos. Até o momento temos 225 casos confirmados. Setenta e cinco pessoas diagnosticadas com o coronavírus estão sendo consideradas curadas, porque passaram dos 14 dias em que o vírus pode ser transmitido e estão sem quadro clínico. No entanto, ainda não há resultado do teste que confirme a cura”, explicou, ressaltando que há quatro mortes sob suspeita de Covid-19. “Os materiais foram encaminhados ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro, para confirmar ou descartar a doença como causa da morte”, finalzou.

Hospital de Campanha têm 114 leitos para atender casos de média complexidade de Covid-19-Evandro Freitas

HOSPITAL DE CAMPANHA

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, que também participou da transmissão do prefeito Samuca Silva, falou sobre o Hospital de Campanha, que passa a funcionar a partir de quarta-feira, dia 22, com o objetivo de evitar que os leitos das unidades de emergência – como hospitais São João Batista e Retiro – sejam ocupados com suspeitos da Covid-19. Ele explicou que a unidade hospitalar tem 114 leitos de média complexidade. “O Hospital de Campanha está como uma retaguarda da rede de urgência e de emergência da prefeitura de Volta Redonda para evitar que nós tenhamos dentro das nossas unidades pacientes de tratamento intermediário, que pode mudar a rotina de nossas unidades. Por isso, concentramos tudo em um só lugar onde temos um centro de imagem com grande facilidade de atendimento e com o exame de ouro, que é o aparelho de tomografia. Os pacientes que vem pra cá serão referenciados pela nossa rede de urgência e emergência”, informou Peixoto, acrescentando que o Hospital de Campanha está equipado com uma sala de estabilização onde os pacientes podem ser atendidos em caso de gravidade. “Após a estabilização, o paciente é transferido para uma das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) que foram separadas para atender casos de Covid-19”, explicou.

As vagas serão ocupadas após classificação dos pacientes. “O paciente procura uma de nossas unidades da rede municipal de saúde, onde é feita a classificação. Se o paciente for de média complexidade e caso intermediário será encaminhado para o Hospital de Campanha. Se este paciente tiver a necessidade de mais cuidados, ele fica nos hospitais por conta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Aqui não vai atender de porta aberta. O atendimento inicial continua a mesma coisa nos postos de saúde que encaminha para os centros de referência e, depois é encaminhado para o Hospital de Campanha”, informou.

1 comentário

  1. Como pode um ser humano fazer oq o prefeito está fazendo com o dinheiro nosso, pois temos varias opções para tratar do covid19 muito mais barato e podendo investir mais em respiradores mecânico, era só utilizar oq já temos tipo ilha São João,antigo santa margarida , e o prédio do hospital do retiro q só falta mobília se tivesse usado qualquer unidade dessas teria muita economia de recursos e poderia ter comprado oq realmente precisa. Mas vamos copiar as capitais e vamos roubar como nas capitais ( vc é furada samuca)

Deixe um Comentário