Hermiton Moura fala sobre mudanças na política municipal caso eleito prefeito de Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

O candidato a prefeito de Volta Redonda pelo Republicanos, Hermiton Moura, que já teve o nome referendado em convenção na última semana, relatou que após não se identificar com nenhum possível candidato ao cargo do Executivo para apoio, decidiu pela primeira entrar na disputa da prefeitura. De acordo com ele, inicialmente a intenção seria vir como vereador. Hermiton é volta-redondense, empresário e fundador do ‘Movimento Vem pra Direita’. Ele afirmou ainda que uma das coisas que precisam ser mudadas é a relação ‘promíscua’ do governo municipal com a Câmara de Vereadores.

Para Hermiton, a câmara blinda o Poder Executivo. “É um grande toma lá da cá. Te dou cargos e você faz o que quero. O prefeito é uma pessoa só e não consegue ter certeza absoluta de que tudo o que está sendo feito na prefeitura é da forma correta, por isso o vereador tem  que fazer o papel dele e fiscalizar.  Mas esse sistema não está funcionando, porque a blindagem acontece e eu já presenciei fatos assim”, lamentou, frisando que se eleito vai querer trabalhar em parceria com o Legislativo, mas fará questão de ser fiscalizado.

O agora candidato começou a ingressar nos assuntos políticos em 2015, quando conheceu o grupo ‘Vem pra Rua’. “Eu e um amigo iniciamos o movimento em Volta Redonda organizando os encontros presenciais. No início, nossas manifestações tinham seis pessoas assistindo, até que chegamos a 20 mil pessoas”, disse, acrescentando que em 2017, ao organizar uma palestra com o então deputado federal, Jair Bolsonaro, em Volta Redonda, o grupo nacional não aceitou. “Foi aí que fundamos o ‘Vem pra Direita’, e o atual presidente, esteve em Volta Redonda no Cine 9 de Abril, palestrando para os munícipes”, completou.

“Depois disso, nas eleições de 2018, tentei vir como deputado estadual pelo PSL e tive 12.723 votos. Agora nas eleições municipais, ao pensar em vir como vereador, imaginei que teria que apoiar alguém e eu não vi alguém com quem eu me identificasse e que faria o melhor pela nossa cidade. Então assumi essa responsabilidade”, disse, explicando que viria pelo Alianças do Brasil, contudo, sem tempo para a criação completa do partido, o Republicanos foi um dos grupos que receberam os remanescentes dessa nova legenda que não chegou a ser formada ainda.

Hermiton é aposentado, formado em engenharia metalúrgica, mas fez carreira no setor da informática, passado pela Usiminas, CSN e Embratel. “Sempre estudei muito, fui autodidata em muita coisa. Durante minha permanência na CSN, eu ajudei a montar um curso de informática na UniFOA, participando da grade curricular, indicando professores, era um curso de pós-graduação, era algo da minha área. Sempre me dediquei nas coisas e quando eu via que a cidade precisava de algo, eu buscava trazer”, relatou.

ESSÊNCIA DA REPÚBLICA 

“Quero trazer para Volta Redonda a autenticidade do presidente Jair Bolsonaro, pegar o que está sendo feito de certo e tirar como exemplo no nosso município. A cidade tem uma série de problemas e isso é porque não existe planejamento.”, afirmou, citando a relação do Executivo com o Legislativo. “Você pode trabalhar em parceria com os vereadores, que são setoriais, fiscalizadores e que e conhecem a demanda da população, então esse trabalho tem que ser feito. Mas tem que ser uma construção organizacional, com as características certas do cargo, não uma troca de favores. Eu não vou abrir mão da minha autoridade e responsabilidade dada pelas urnas para gerenciar nenhuma dessas funções”, expôs o candidato.

PRIORIDADES

Para Hermiton, os principais setores que merecem atenção, são: educação, saúde, segurança e infraestrutura. “Não vamos entrar tanto nos detalhes do nosso plano de governo, porque, além de estar sendo bem definido, muita gente está pegando ideias e no fim parecem que todos os planos são iguais”, afirmou, expondo alguns pontos que merecem prioridade. “Na educação, por exemplo, é necessário atenção. Enquanto os pais e mães estão trabalhando, as crianças devem estar na escola em tempo integral. Mas isso é um plano que precisa ser estudado, a estrutura das unidades precisa ser readequada, tem que haver planejamentos, nem que seja de 20 anos, mas tem que ter sequencia”, argumenta.

Algo que pensa também é sobre juntar as secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Segundo ele, está tudo englobado, principalmente dentro das escolas. “Precisamos investir em técnicas de projeto, priorização, planejamento estratégico e saber usar essas ferramentas básicas”, disse, acrescentando que para a Saúde, uma das primeiras coisas que quer, é buscar resposta de toda questão que vem acontecendo entre a prefeitura e as Organizações Sociais (OSs). Ainda na pasta pretende trabalhar a trabalhar com a prevenção na saúde primária

CONVENÇÃO

A convenção do Republicanos aconteceu no sábado e além de Hermiton como candidato a prefeito, referendou Jair Nogueira (PRTB) como candidato a vice-prefeito.

 

 

 

Deixe um Comentário