Hemonúcleo de Resende necessita de reforço nas doações de sangue

0

RESENDE

O Núcleo de Hemoterapia de Resende (NHR) registra queda do estoque de bolsas de sangue e mantém o alerta para que doadores possam colaborar com o gesto voluntário para evitar que o fornecimento seja prejudicado no atendimento às unidades de saúde. O Hemonúcleo de Resende é responsável pelo fornecimento de bolsas de sangue para instituições hospitalares do município e cidades vizinhas como Itatiaia, Porto Real e Quatis.

Segundo divulgado nesta quarta-feira, dia 9, dentre os oito tipos sanguíneos em estoque, apenas o B positivo e o AB positivo estão estáveis. O tipo A positivo tem total de bolsas em alerta. Já os tipos A negativo, B negativo, AB negativo, O positivo e O negativo todos têm total de bolsas em situação crítica.

A diretora do NHR, a biomédica Maria Fernanda Macedo de Aguiar, explica como deve ser feito o agendamento em meio à pandemia, lembrando quais são os requisitos básicos para doar sangue. “Para fazer a doação, basta agendar pelo telefone do Núcleo de Hemoterapia: (24) 3381-4834. Depois, é só comparecer na hora marcada para o procedimento na sede do NHR, que funciona ao lado do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas, munido de documento oficial com foto”, informa.

PESO E IDADE

Além disso, o doador deve apresentar boas condições de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50 quilos e usar máscara de proteção. Deve ter entre 16 e 69 anos de idade; menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Quem doa sangue não pode estar gripado, nem resfriado. E quem foi infectado pela Covid-19 com sintomas leves, pode doar sangue somente após o prazo de 30 dias, a partir do término dos sinais da doença.

Deixe um Comentário