Hemonúcleo celebra o dia nacional do doador de sangue

0

BARRA MANSA

O dia nacional do doador de sangue é celebrado no dia 25 de novembro, e para comemorar a data, o hemonúcleo de Barra Mansa realizará na sexta-feira, 23, e na segunda-feira, 26, um lanche especial para quem for doar, e para aqueles que realizaram até duas doações nesse ano, receberão de brinde uma camisa. A data, além de homenagear as pessoas que reservam seu tempo para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância desse ato.

O hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, de 7 às 11 horas e fica na Rua Pinto Ribeiro, 205, no centro.

A captadora de doadores de sangue, Cláudia Maria de Oliveira, conta que em todos os anos o hemonúcleo celebra a data do doador de sangue. “Nós iremos oferecer um lanche diferenciado, com cachorro quente e bolo, e, para os doadores mais ativos, a gente entregará a camisa como um incentivo para continuar com o ato”, disse, completando que o doador que faz a diferença, é aquele que regulamente está doando sangue para os hemonúcleos. “Essa data é o momento de prestarmos o reconhecimento a essas pessoas que disponibilizam esse tempo para a doação e que ajudam a salvar uma vida”, declarou.

A época do ano que o hemonúcleo mais carece de doação é no inverno e principalmente no fim de ano, que é época de férias e de festas. “Quando começa a aproximar o Natal, o banco de sangue começa a cair. E nessa época nós temos uma grande demanda, pois é uma temporada que ocorrem bastante acidentes”, contou Claudia.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis legais). A primeira doação deve ser feita antes de se completar 60 anos, e, é necessário que a pessoa esteja bem de saúde e tenha o peso superior a 50 Kg. Para mais informações, basta entrar em contato com o hemonúcleo pelo telefone (24) 33231918.