Guarda Municipal de Barra Mansa completa 74 anos

0

BARRA MANSA

Nesta segunda-feira, dia 29, a Guarda Municipal de Barra Mansa completa 74 anos. Para falar sobre o aniversário da instituição e um pouco sobre a sua história ao longo de mais de sete décadas, o A VOZ DA CIDADE conversou com o coordenador do Programa de Educação de Trânsito de Barra Mansa, o inspetor da GM, Agostinho José da Silva.

Com o lema, Guarda Municipal de Barra Mansa Preventiva, Atuante e Comunitária, ele explica que a GMBM foi criada pela Lei 08 de 29 de novembro de 1947, pelo então prefeito Flávio Miranda de Gonçalves. “Em 13 de janeiro de 1961, o comando da guarda foi extinto, mas a função de guarda municipal permaneceu”, lembrou o inspetor, frisando que no dia 27 de dezembro de 1990, através da Lei 2355, o comando da GM foi reorganizado, com a criação do regulamento interno, novas viaturas, fardamento, equipamentos e a criação do curso de formação de guardas municipais.

A GMBM possui em seus setores administrativos, os grupamentos Patrimonial, de Trânsito, Ambiental e de Ronda Escolar. No último está incluído o Programa de Trânsito, que atua em várias escolas, vias, empresas e com o trabalho de Educação no Trânsito.

Silva comenta que antes do atual governo, a GM estava com equipamentos defasados e o setor de monitoramento não funcionava direito. “Quando o prefeito Rodrigo Dlable assumiu a prefeitura, a GM teve várias melhorias”, afirmou o inspetor, pontuando entre elas o restabelecimento do Centro de Monitoramento, com a instalação do Cesp, aquisição de novas viaturas e de rádios de comunicação, fardamento, entre outros. “E com a nomeação do comandante Paulo Sérgio Valente, um clima muito bom se instalou, pelo tratamento que ele tem com os seus subordinados, sempre tratando todos com igualdade, empatia e prezando pela educação e pelo bom prestamento de serviço de toda a corporação, o que foi muito bom para que a guarda voltasse a realizar um padrão de serviço”, defendeu.

Silva também cita a participação da GM durante a pandemia do Covid-19, que segundo ele desde o início sempre esteve na linha de frente ao combate ao coronavírus,com várias ações de enfrentamento, como na fiscalização do comércio, quatro meses nas barreiras sanitárias, e sete meses no drive thru, onde ocorreram as vacinações no Parque da Cidade. “Então a GM se empenhou para que na cidade a vacinação ocorresse com segurança e tranqUilidade. Nos sentimos honrados por esta prestação de serviço em meio a pandemia”, afirmou Silva.

Sobre o programa de Educação de Trânsito que ele coordena, ele explica que mesmo em meio a pandemia, eles conseguiram realizar o Maio Amarelo, que é uma campanha de prevenção de acidentes de trânsito, que tem por finalidade conscientizar as pessoas sobre os autos índices de acidentes;  em setembro foi realizado a Semana Nacional de Trânsito; atenderam 340 alunos do 4 e 5° Ano com o projeto Sala de Trânsito, que leva educação no trânsito; atenderam 155 funcionários de empresas do Sul Fluminense com palestras e distribuíram mais de 14.388 folhetos das ações.

O Programa de Educação de Trânsito também atuou durante a pandemia – Divulgação

O comandante da guarda, Valente, confirma que a GMBM vem evoluindo na prestação de serviço e agradece ao prefeito pela confiança. Ele pede que a população contribua com o trabalho da equipe, e sempre que houver necessidade, ligue para os números (24) 3028-9339 ou (24) 3028-9369.

Deixe um Comentário