Grupo Acolher, de Barra Mansa, está à procura de voluntários para projeto Cozinhas Comunitárias Sociais

0

BARRA MANSA

Com a pandemia, é notório o crescimento de famílias em situação de vulnerabilidade. De acordo com o coordenador do Grupo Acolher, Tony Carvalho, doações de alimentos são necessárias, mas também a doação de tempo. Por isso, o grupo está procurando voluntários que queiram ajudar no projeto Cozinhas Comunitárias Sociais.

Os interessados podem procurar pelos coordenadores do grupo através dos telefones(24) 99901-5577 (Tony) e (24) 98837-7093 (Claudio). Para conhecer mais sobre o projeto basta acessar GrupoAcolher – Barra Mansa, no Facebook e @grupoacolherBM, no Instagram.  Além disso, o grupo está com uma tenda na praça Nações Unidas, no bairro Ano Bom e um caminhão na Praça da Matriz, recolhendo alimentos para serem doados a famílias carentes.

De acordo com Tony, o projeto funcionará da seguinte forma: O grupo procura, ou é procurado, por igrejas, instituições ou associação de moradores, para montar cozinhas comunitárias nesses lugares. “Como são lugares que já tem cozinhas estruturadas, nós oferecemos o alimento, capacitamos os voluntários e eles cozinham para as famílias carentes e entregam o prato pronto”, explica Tony, informando que ao levar o projeto para os bairros, são capazes de atender mais famílias.

Ele ainda informa que o projeto conta com uma cozinha experimental e piloto instalada em no bairro água Limpa, em Volta Redonda, que já funciona desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020.  “Conseguimos o espaço da Associação Comunitária do bairro sem custo, junto ao presidente e a comunidade. Lá dispomos de espaço da cozinha, recepção e entrega de alimentos. O salão da associação para realização dos eventos da mesma e atualmente uma parte do salão (antigo palco) foi estruturado para receber um bazar. As pessoas que lá trabalham na confecção da alimentação, são voluntarias e da comunidade mesmo.Os comerciantes do bairro encaminham as doções de limpeza das bancas de alimentos do hortifruti, sacolões, supermercados, padarias da região tudo sem custo, produtos em estado de boa conservação e prazo de uso”, comenta.

Grupo Acolher

Foi criado a partir de encontros de um grupo de amigos, inicialmente servindo sopa as quintas-feiras, no centro Barra Mansa, aos moradores em situação de rua no período noturno desde junho de 2011. Os trabalhos evoluíram e, antes pandemia, eram servidas 350 refeições por noite a qualquer pessoa que passava pelo local, consumindo e levando para casa para outras pessoas e para as refeições do dia seguinte, alem pães, água , sobremesas como canjica doce e etc., roupas masculinas e femininas e cobertores no período de inverno. Atualmente o grupo atende um público médio de 50 pessoas noite no período de pandemia respeitando a todas as regras exigidas no período.

 

 

Deixe um Comentário