Grebal realiza Clube da Leitura neste sábado

0

BARRA MANSA

O Grêmio Barra-mansense de Letras (Grebal) realiza neste sábado o Clube da Leitura. O evento acontece a partir das 18 horas e debate o livro ‘Triste fim de Policarpo Quaresma’, de Lima Barreto.

A iniciativa é uma parceria com o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), tem entrada franca e é aberta a toda comunidade, não é preciso ter lido o livro para participar. O Grebal fica na Avenida Argemiro de Paula Coutinho, 44, Centro.

De acordo com a presidente Natália Faria, o Clube tem atraído muitos universitários e interessados na cultura para participarem do evento. “Esta obra é uma crítica bem atual. O Clube da leitura objetiva estimular a leitura e conhecer grandes escritores”, destaca.

A dinâmica do Clube é voltada para manter a atenção aguçada. “O apresentador conduz o evento de uma forma onde prende e atenção de quem está participando, sem dar spoiller do final da trama”, explica.

SINOPSE

Com uma literatura engajada e realista, Lima Barreto (1881-1922) compôs um romance cuja história oscila do humor ao drama. Ambientado no final do século XIX, o livro conta a história do major Policarpo Quaresma, nacionalista extremado, cuja visão sublime do Brasil é motivo de desdém e ironia. Interessado em livros de viagem, defensor da língua tupi e seguidor de manuais de agricultura, Policarpo é, sobretudo, um “patriota”, e quer defender sua nação a todo custo. O patriotismo aferrado leva o protagonista a se envolver em projetos, que constituem as três partes do livro. Esta nova edição traz uma introdução da historiadora Lilia Moritz Schwarcz, que, recorrendo ao original manuscrito e às resenhas da edição do autor publicada em 1915, faz uma análise contundente do romance e de seus personagens, desvendando o contexto social e político em que foi escrito por Lima Barreto. Complementando a fortuna crítica do livro, um texto de Oliveira Lima, publicado em 1916 no Jornal do Commercio, e também cerca de trezentas notas elaboradas por Lilia Moritz Schwarcz, Lúcia Garcia e Pedro Galdino que recuperam citações, textos, autores e personalidades históricas presentes no romance.

 

 

Deixe um Comentário