Governo do Estado divulga mais de 3,6 mil oportunidades de emprego, estágio e jovem aprendiz 

0

Sul Fluminense

O estado tem a oferta de 3.670 oportunidades de emprego, estágio e jovem aprendiz para a população fluminense. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, disponibiliza 1.411 vagas nas regiões Metropolitana, Médio Paraíba e Serrana, por meio dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), enquanto as 2.259 chances para estágio e jovem aprendiz são fruto da parceria com a Fundação Mudes e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

A maioria das vagas de emprego é na Região Metropolitana. No Médio Paraíba, foram captadas 40 vagas com remunerações de até dois salários mínimos, como as de carpinteiro e cozinheiro, em Volta Redonda, motorista de caminhão, em Valença, e zelador, em Barra Mansa. Também há oportunidades para gerente de supermercado em Barra do Piraí, com salário que pode chegar a R$ 4.236.

Em Barra do Piraí há vagas para gerente de supermercado, Barra Mansa para zelador de edifício, Itatiaia para ajudante de obras e pedreiro. Já em Valença há vagas para auxiliar de contabilidade, auxiliar de expedição, auxiliar de limpeza, caseiro, costureira na confecção em série, cozinheiro de restaurante, empregado doméstico diarista, motorista de caminhão, representante comercial.

Volta Redonda oferece oportunidades para armador de estrutura de concreto, atendente de lanchonete, auxiliar em saúde bucal, carpinteiro, cozinheiro geral, instalador de sistemas de segurança, motorista de automóveis, operador de telemarketing ativo e receptivo, proteico dentário.

De acordo com o Observatório do Trabalho da Secretaria de Trabalho e Renda, 74,5% das vagas captadas são do setor de Serviços e 25,5%, do comércio, com 53% do total, exigindo experiência anterior na função. Por nível de escolaridade exigida, 41,9% das oportunidades ofertadas pedem Ensino Médio completo e 25,5%, o Ensino Fundamental completo. Quanto aos salários oferecidos, 56,9% das vagas oferecem até dois salários mínimos e 30,5% até um salário mínimo.É importante manter cadastro e currículos atualizados no Sistema Nacional de Emprego, que analisa o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir a uma unidade do Sine, levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF. Para consultar o endereço das unidades e os detalhes de todas as vagas oferecidas, basta acessar o Painel Interativo de Vagas da Secretaria de Trabalho e Renda, disponível no site www.trabalho.rj.gov.br.

Em parceria com o CIEE e a Fundação Mudes, o Governo do Estado também está divulgando estágios para diferentes níveis de escolaridade, além de oportunidades para jovem aprendiz. A Fundação Mudes oferece 908 vagas de estágio nos níveis Superior, Médio e Técnico, com bolsa-auxílio, que pode chegar a R$ 2 mil. Para se candidatar, basta acessar www.mudes.org.br.

O CIEE, por sua vez, colocou à disposição da população fluminense 1.351 oportunidades de estágio, 758 para Ensino Superior e 593 para Ensino Médio, técnico e jovem aprendiz. Outras informações podem ser obtidas em www.ciee.org.br.

 

 

Deixe um Comentário