General de brigada Paulo Roberto é o novo comandante da Aman

0

RESENDE

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) tem novo comandante. O general de Brigada, João Felipe Dias Alves, é o 45º a comandar a Academia. A solenidade de posse aconteceu no final da manhã desta terça-feira, dia 12, durante formatura realizada no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes. Diversas autoridades militares, entre elas, o comandante Militar do Sudeste, general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, além do prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz.

O general João Felipe substituiu o também general de Divisão, Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, que dirigia a Academia desde setembro de 2020. O general Pimentel estará à frente da 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército Brasileiro, em Brasília.

O novo comandante, o general João Felipe vai comandar mais de 1.600 oficiais do Exército Brasileiro-Divulgação Aman

Como parte da programação, o retrato do general Pimentel foi inaugurado na galeria dos ex-comandantes do Exército na Biblioteca Marechal José Pessôa. Em seguida, aconteceu a formatura no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes com a participação de todos os Oficiais da Aman, além do corpo de Cadetes e Batalhão Agulhas Negras.

Durante discurso, o general Pimentel falou sobre os 570 dias que esteve à frente do comando da maior Academia de Ensino Militar da América Latina.  “Relembro-me dos momentos de cadete. Despeço deixando parte da alma e do coração nessa Aman. Não quero lembrar daquilo que não pode ser alcançado. Os que ombrearam comigo perceberam como me dediquei à formação de nosso cadete. Aos cadetes de Caxias, nossa maior riqueza, desejo que sejam felizes. Espero reencontrá-los. A todos vocês dessa Academia Militar meus mais sinceros agradecimentos”, disse o general desejando sucesso ao novo comandante da Academia.

NOVO COMANDO

O novo comandante da Aman, João Felipe, estava na Brigada de Infantaria Leve de Montanha, sediada em Juiz de Fora/MG. O general ingressou em 1987, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Especex), em Campinas, sendo declarado Aspirante a Oficial da arma de Infantaria da Academia, em 1991. Ele retorna à Resende para comandar mais de 1.600 oficiais do Exército Brasileiro.

O general falou sobre a expectativa de retornar a Resende e comanda a Academia. “Para mim é uma alegria e uma honra de retornar a Resende. Minha mãe é de resendense e eu estudei na rede de ensino privada em 1984 quando prestei concurso para entrar para o Exército. Voltar 37 anos depois para o comando da Aman é uma honra muito grande.  Espero prosseguir no legado deixado por nossos antepassados. A Academia tem mais de 200 anos de existência e é o berço da nossa oficialidade do Exército Brasileiro. Aqui se cultua os mais caros valores de nossa força. Espero dar sequência neste trabalho perfeitamente integrado com a nossa comunidade e entregando as melhores gerações de oficiais do Exército a nossa nação”, disse emocionado o novo comandante.

Deixe um Comentário