General Amaro, ministro do GSI, estará amanhã em Angra dos Reis

0

ANGRA DOS REIS

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), o general Marcos Antonio Amaro dos Santos, estará em Angra dos Reis nesta quinta-feira. Ele participa de atividades do Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear que começou no dia 14 e segue até 18.

Estão previstas visita aos hospitais de campanha, à central nuclear, ao Centro de Coordenação de comando e Controle (CCCEN) e à Secretaria de Proteção e Defesa Civil e Angra dos Reis. Ele se reunirá também com o secretário de Governo e Relações Institucionais da prefeitura, Cláudio Ferreti. À tarde, o ministro fará um sobrevoo de helicóptero na área de operação do exercício.

O Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear tem como objetivos a avaliação da eficácia da estrutura de resposta, validação de planos, identificação de possíveis melhorias e consolidação dos procedimentos previstos no Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ) para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), voltado para a proteção da população, do meio ambiente, da usina nuclear e de seus trabalhadores.

O Exercício foi planejado pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR) e pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Evento de Segurança Física (Copresf/AR), que reúnem representantes da Eletronuclear; da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen);  das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro; da Secretaria Nacional de Defesa Civil; das defesas civis do Estado do Rio de Janeiro e dos municípios de Angra dos Reis e Paraty; do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ); da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); e do Ministério da Saúde, entre outros órgãos.

As atividades de simulação preveem a mobilização de cerca de 60 instituições, com centenas de profissionais, nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal.

A cerimônia de abertura do Exercício foi na terça-feira, na sede da Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis, com a presença de várias autoridades pertencentes às instituições participantes. Nesta quarta-feira aconteceram atividades práticas simuladas, como ativação do sistema de alerta e alarme por sirenes; evacuação de parte dos trabalhadores da CNAAA; evacuação aeromédica de radioacidentado para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro; distribuição de kits de iodeto de potássio; abrigagem de ilhéus; evacuação de parcela da população residente nas Zonas de Planejamento de Emergência 3 e 5; coleta de amostras de solo, ar, água e vegetação no Bracuí, na Vila Histórica de Mambucaba e Tarituba; evacuação marítima na Praia Vermelha, dentre outras.

Esse cenário é composto por eventos que possibilitem atingir as diversas classificações de emergência e níveis de segurança física nuclear.

Nesta sexta-feira, o dia será dedicado à avaliação do Exercício, coordenado pelo Órgão Central do Sipron.

Deixe um Comentário