Fundação Educacional Dom André Arcoverde anuncia criação da edtech Akoni

0

VALENÇA/SUL FLUMINENSE

Uma escola nascida em Valença com ambição de ser global. Assim foi definida a Akoni, a primeira spin off do ecossistema FAA (Fundação Dom André Arcoverde). A escola de tecnologia digital, edtech, oferecerá formações online e contemporâneas, com foco no desenvolvimento de profissionais para o novo mercado de trabalho. O lançamento ocorreu na noite de quinta-feira, 17, no Centro de Eventos do Centro Universitário de Valença (UniFAA).

“Vivemos uma revolução digital que nunca tínhamos visto. Essa transformação foi acelerada pela pandemia, criando uma série de mudanças no mundo para a criação de um novo mundo. Queremos ser protagonistas desse novo mundo e fazer transformação na vida das pessoas. E criamos uma estratégia para esse processo”, destacou o reitor do UNIFAA, professor José Rogério Moura de Almeida Neto.

O CEO (Chief Executive Officer) da Akoni, Laion Luiz Fachini Manfroi, usou a palavra coragem em fazer diferente. Destacou que a nova geração terá demandas diferentes das atuais, estruturadas a partir das profissões que já existem, mas que hoje têm muitas demandas. E a tecnologia da informação é uma delas. Pensando nisso, criaram a escola de formação online, com a velocidade do digital, com capacitação em curto espaço de tempo preparando o profissional na área. “Nasce para ser referência nacional, com formações modernas e tecnológicas, olhando para formações do futuro, mas enxergando o papel de auxiliar nas demandas das profissões do presente que vão estruturar as do futuro”, destacou o CEO.

A primeira turma formada é a de Imersão e Desenvolvimento Web. As demais programadas com inscrições em breve são: Imersão Business Intelligence, Imersão Data Science, Imersão Desenvolvimento Mobile, Imersão em Game Business, Imersão em Liderança Criativa para CEOs.

A edtech valenciana atuará a nível nacional e trará conhecimento de diferentes lugares do mundo para os estudantes, o que possibilita a aproximação de investidores e empresas. As imersões durarão de três a quatro meses e serão realizadas de maneira online. A pessoa sai profissional na área, não é um curso técnico ou uma graduação.

A primeira turma é formada por 50 alunos oriundos de escolas públicas de 20 cidades da região, com variedade de idade, que participarão da capacitação durante dois meses. Apenas essa primeira turma será gratuita.  Eles terão uma visão ampla de todos os processos de criação de uma aplicação completa para web, seja no front-end ou no back-end.

O QUE SÃO EDTECHS?

Edtechs são startups educacionais e o termo tem origem da junção das palavras “education” (educação) e “technology” (tecnologia). Estas startups possuem características primordiais, como a utilização da tecnologia como facilitadora de processos de aprendizagem e aprimoramento dos sistemas educacionais, com efetividade e eficácia.

O foco de uma edtech é reinventar os processos educacionais por meio da tecnologia, com a criação de novos métodos de aprendizado.
Em 2019, a Associação Brasileira de Startups mapeou 374 edtechs ativas em todo o país. Já em 2020, o número subiu para 566. A maioria está localizada na região sudeste e focada nos Ensinos Fundamental e Médio. Mas é na educação corporativa e no Ensino Superior que estão a maioria dos usuários.

O estudo de 2021 ainda não foi divulgado.

Para conhecer mais sobre a Akoni, acesse www.akoni.global e siga nas redes sociais Akoni Global.

Deixe um Comentário