Fundação de Cultura realiza segunda edição do Encontro de Gestores Culturais

0

BARRA MANSA

Com o tema ‘O Jogo das Políticas Culturais’, com ênfase no levantamento de dados e nos indicadores do setor cultural. Conselheiros de cultura de diversas cidades fluminenses participaram da segunda edição do Encontro de Gestores Culturais, realizado no Parque Natural Municipal de Saudade.

Esta edição é promovida pela Prefeitura de Barra Mansa por meio da Fundação de Cultura Barra Mansa em parceria com a Secretaria de Cultura de Volta Redonda.

O evento contou com a presença de Ana Lúcia Pardo, Clarissa Semensato, Eliane Costa e Maya Reyes-Rincón, que, com os demais presentes, criaram mais uma oportunidade para a construção de conhecimento sobre políticas culturais.

O Encontro de Gestores Culturais de Barra Mansa faz parte do calendário cultural do município, previsto pelo Sistema Municipal de Cultura – SMCBM Lei 4.602/2016. Uma realização da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, conta como surgiu a proposta para a realização da segunda edição desse Encontro. “Visamos promover a geração de conhecimento e formação destinada aos agentes da cadeia produtiva do setor cultural. Uma ótima oportunidade para aproximar os dirigentes municipais de todo o estado fluminense, e do país”, afirmou.

Para ele, o encontro de gestores é resultado de esforços conjuntos. “Visamos estimular a geração e a construção do conhecimento. Mas, acima de tudo, o compartilhamento de informação sobre as políticas culturais contemporâneas. Essa segunda edição tem o objetivo de entender como as informações e os indicadores do setor podem ser mapeados e construídos, mas acima tudo compartilhados com a sociedade para a construção de novas políticas, para o monitoramento e o controle de investimentos públicos em cultura”, destaca.

No painel principal foram elucidadas e debatidas questões sobre a eficácia do Sistema Nacional de Cultura, a implementação de ferramentas para o levantamento de informações e indicadores, a relação do financiamento cultural com a tecnologia e também sobre a gameficação.

De acordo com o gerente de políticas culturais da Fundação de Cultura, Rodrigo Câmara Soares, esse é um evento de capacitação de formato independente e com live nas redes sociais.  “Essa é uma grande novidade, o conteúdo ficará disponível online. Ao final, geraremos propostas para a construção do sistema municipal de cultural, os palestrantes são pessoas que são referência nacional e internacionalmente. Além disso, construiremos o ‘Plataforma Cultural’ uma ferramenta onde os conteúdos ficarão disponíveis em módulos”, adianta.

PAINÉIS

Na parte da tarde, os envolvidos participaram de painéis. Ana Lúcia Pardo, Clarissa Semensato, Eliane Costa e Maya Reyes-Ricon participaram do debate ‘Políticas Culturais, que jogo é esse?’ e debateram questões sobre as dinâmicas das políticas culturais e a utilização das novas tecnologias na ampliação do acesso à informação do setor. Em debate estava o papel dos atuais gestores culturais em atividade e o que se pode esperar para as próximas décadas.

 

Deixe um Comentário