Fundação Casa de Cultura entrega Prêmio Macedo Miranda nesta sexta-feira em Resende

0

RESENDE

O próximo final de semana no município vai ser todo cultural. A prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, entrega o Prêmio Macedo Miranda 2022 para artistas e instituições da cidade, que contribuem para o fortalecimento da cultura no município. A solenidade de entrega da premiação acontece nesta sexta-feira, dia 16, às 19 horas, no Parque das Águas, localizado no bairro Jardim Jalisco. O evento abre a extensa programação do 1º Festival de MaratonArte, que reunirá no Parque das Águas até domingo, dia 18, projetos de danças, Folia de Reis e música.

Premiação e Festival MaratonArte acontece no final de semana no Parque das Águas-Cyntia Freitas

O Prêmio Macedo Miranda foi criado em 1999 pela Casa de Cultura para homenagear anualmente os fazedores de cultura no município.

Segundo o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, o Prêmio Macedo Miranda visa reconhecer o trabalho artístico-cultural de talentosos profissionais da região. “O prêmio é uma forma de acarinhar nossos artistas, agradecendo a cada um deles por seu trabalho em prol da cultura de Resende. Devido à pandemia da Covid-19, não houve premiação em 2020. Em 2021 retomamos a premiação ofertando dois troféus por categoria. Neste ano, estamos retornando o formato original com um premiado por categoria”, explica Zaidan.

As categorias contempladas pelo Prêmio Macedo Miranda são: Dança; Música; Teatro; Audiovisual; Cultura Popular; Artes Plásticas; Literatura; Fotografia; e Patrimônio Histórico e Memória.

Na categoria Dança, a escolhida foi Tatiana Nahon. Já a cantora Claudia Martins receberá o troféu de Música. O troféu de Artes Plásticas vai para Antônio Leão. O jornalista e escritor Laís Amaral vai receber o prêmio na categoria de Literatura. O diretor do Arquivo Histórico, Ângelo Tramezzino vai receber o troféu Macedo Miranda por seu trabalho no Teatro. O projeto Black Charme, comandado pelos DJ’s Birinha e Claudinho, receberá o troféu na categoria Cultura Popular. Bernardo Rodrigues será o premiado com troféu de Fotografia, no ano em que completa 30 anos de profissão. Enquanto que a Casa Claudionor Rosa, fundada por Luciano Rosa, filho do historiador Claudionor Rosa falecido em 2019, vai receber a premiação na categoria Patrimônio Histórico e Memória. Na categoria Audiovisual, o Programão de Sábado, exibido pela emissora TV Rio Sul receberá o troféu Macedo Miranda.

Deixe um Comentário