Festival Paralímpico 2022 será realizado em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
Proporcionar a crianças e jovens, de 8 a 17 anos, com e sem deficiência, até 20%, a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional. Esse é o principal objetivo do Festival Paralímpico 2022 que irá acontecer no dia 24 de setembro em 98 locais. No Estado do Rio de Janeiro foram cinco municípios escolhidos, entre eles a Cidade do Aço. O anúncio foi feito no início da semana pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua Diretoria de Desenvolvimento Esportivo.
A organização do evento no município conta com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). De acordo com os coordenadores do festival, a meta para este ano é atender 14 mil participantes em atividades esportivas lúdicas, com uma média de 150 crianças por núcleo.
A secretária Municipal de Esportes de Volta Redonda, Rose Vilela, destacou que Volta Redonda é uma cidade inclusiva que trabalha bastante neste sentido. “Sabemos que hoje o mundo inteiro já possui um novo olhar sobre a pessoa com deficiência, eles saíram da invisibilidade”, declarou a secretária, ressaltando que a cidade de Tóquio, no Japão, mostrou isso com a Paralímpiada. Disse ainda que Smel tem uma missão, a de promover o esporte para todos. “Estamos muito felizes de poder proporcionar isso às nossas crianças e jovens”, completou Rose.
PRIMEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL EM 48 CIDADES
Vale lembrar que a primeira edição do festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. Já a edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e no ano passado, o Festival Paralímpico reuniu 8 mil crianças em 70 sedes espalhadas por todo o Brasil.
Os organizadores lembram que, o evento ocorre em setembro por causa da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, dia 21, e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22. Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o festival foi adiado e realizado em 4 de dezembro para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro.

Deixe um Comentário