Fernando Jordão apresenta ao Governo do Estado propostas de melhorias para Angra dos Reis

0

ANGRA DOS REIS

O prefeito Fernando Jordão participou nesta semana de uma reunião no Palácio da Guanabara, com o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Na ocasião ele apresentou propostas ao Governo do Estado para garantir melhorias nas áreas da saúde, obras e meio ambiente de Angra dos Reis. O resultado do encontro ao qual também estiveram presentes a deputada estadual, Célia Jordão, e o secretário de Estado de Governo, André Lazaroni, foi considerado positivo. O governador em exercício determinou o encaminhamento para as providências burocráticas, de forma com que as demandas de Angra sejam viabilizadas.

Acompanhando o prefeito Fernando Jordão estavam ainda os secretários municipais de Governo e Relações Institucionais Cláudio de Lima Sirio e o de Saúde Glauco Fonseca; o presidente do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar), Mário Reis, e o procurador-geral  de Angra, Erick Halpern.

Diante da decisão do Governo do Estado de que a regulação dos leitos de Covid-19 em todo o estado passasse a ser feita pela Superintendência Estadual de Regulação, o município fez algumas solicitações. A primeira foi a autorização de faturamento dos leitos de CTI do Centro de Referência (Santa Casa) e a segunda foi a disponibilização de recursos para o pagamento dos repasses em aberto e dos próximos, pelo menos até junho. Esses repasses se referem aos 20 leitos requisitados pelo Estado, cujo atual repasse não cobre os custos, a prefeitura então solicitou uma complementação.

O Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) também esteve em pauta. Os representantes da prefeitura apresentaram o pedido de habilitação dos leitos de CTI, sendo necessária uma vistoria da Vigilância Sanitária do Estado, e também a finalização da habilitação dos leitos de UTI neonatal. Na parte ambiental, o município apresentou ao governador a proposta de lei que municipaliza a APA de Tamoios. Com a municipalização a cidade poderá uniformizar a legislação, acabando com os conflitos e podendo desenvolver com sustentabilidade seu território.

Outro tema abordado foi obras. Angra pede o ressarcimento dos recursos do município utilizados no projeto Somando Forças, no Parque Mambucaba, e o retorno das obras de contenção de encostas, motivadas pela tragédia de 2010 que encontram-se paralisadas.

Deixe um Comentário