Fechamento de Aterro Sanitário em Bulhões é tema de reunião

0

RESENDE

Com o objetivo de acompanhar o processo de encerramento das atividades do aterro sanitário, localizado no distrito de Bulhões, representantes da Defensoria Pública da União em Volta Redonda (DPU/VR), da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DP-RJ), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) e de outras instituições, estiveram reunidos na terça-feira, dia 02, com mais de 50 catadores de materiais recicláveis que trabalham no local. Na reunião, os recicladores receberam orientação da sobre o processo.

Segundo o defensor público federal Claudio Santos, coordenador nacional do Grupo de Trabalho Catadoras e Catadores, as instituições estiveram no galpão da Associação de Catadores para tirar dúvidas, orientar e informar os trabalhadores sobre seus direitos e o processo de transição para um novo modelo de gestão de resíduos sólidos. “O ideal é que o lixão seja de fato encerrado, mas que antes haja esse processo de transição de atividade dos catadores para o sistema de coleta seletiva”, disse o defensor público federal. Ele também informou que a administração municipal também acompanhou a visita representada pelo secretário de governo e pelo presidente da Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR), Wilson Moura. “A Prefeitura deve apresentar nos próximos dias propostas oficiais do município para esse processo de transição”, informou.

Entre as demandas que estão sendo negociadas está o fornecimento de infraestrutura para a atividade dos catadores remanescentes do lixão, como o oferecimento de um galpão com centro de triagem e estrutura administrativa, um caminhão para a coleta e o treinamento dos prestadores de serviço, além, é claro, da contratação direta de cooperativas na atividade de coleta seletiva. “A prefeitura ainda deverá se manifestar sobre a possibilidade de indenizar aqueles catadores que não desejarem seguir no ramo, pelos serviços públicos prestados ao município durante os anos trabalhados no lixão”, complementou.

ACORDOS

Em nota oficial enviada ao jornal A Voz da Cidade, a Assessoria de Comunicação informou que a Prefeitura de Resende está em tratativas junto à Defensoria Pública da União, que representa os catadores da Associação do distrito de Bulhões, visando minimizar eventuais problemas sociais em virtude da transferência do local. A prefeitura ainda esclarece que, após a Defensoria Pública da União informar o número exato de catadores, verificará o apoio necessário objetivando não desamparar àqueles catadores que permanecerão com suas atividades nas novas instalações. “A Prefeitura Municipal de Resende estuda a construção de um novo galpão e também a disponibilização de viaturas para manter o trabalho dos catadores, nos mesmos moldes de como vem ocorrendo atualmente”, informa.

Deixe um Comentário