Evento de conscientização em alusão ao “Outubro Rosa” é realizado na sede do Saae de Volta Redonda

0

A campanha de prevenção do Câncer de Útero e de Mama vem sendo realizada em Volta Redonda com o objetivo de atrair o maior número de mulheres com idade alvo da ação. Além das chamadas constantes para a realização dos exames necessários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem promovendo atividades, entre elas, palestras nas unidades de saúde da cidade e outras ações. Uma delas aconteceu na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR) no bairro Aterrado. Foi uma ação de conscientização em alusão ao “Outubro Rosa”.

O evento contou a palestra do ginecologista e mastologista, Igor de Camargo Soares. Ele falou sobre as causas e cuidados do câncer de mama, juntamente com Kátia Teobaldo, idealizadora e coordenadora da exposição “Mulheres Incríveis Outubro Rosa”, uma coleção de imagens fotografadas por Fabíola Ito, de mulheres mastectomizadas. Thaís Paula Lobo, Renata Ferreira e Edilaine Muniz são algumas das modelos fotografadas que compareceram ao encontro para contar um pouco sobre sua história de descoberta e superação do câncer. A exposição “Mulheres Incríveis Outubro” poderá ser visitada pelo publico em geral na sede do Saae-VR, até o dia 1º de novembro.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, o município realizou mais de 800 exames preventivos para câncer de útero, o papanicolau, para mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos, entre elas as gestantes. A campanha aconteceu  sábado, 20, dentro da campanha que segue até o próximo dia 30.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde dão conta de que foram realizados 2024 preventivos e 1097 mamografias. O secretário Municipal de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, garantiu que o Dia D pode ajudar o município a atingir a meta de três mil exames preventivos e 1,5 mamografias realizadas em outubro e que as ações são que estão acontecendo são importantes para que as mulheres entendam a necessidade de realizar todos os exames e se prevenir. Esse esforço, de acordo com o secretário, é uma forma de facilitar essa ação de prevenção.

As unidades da Atenção Básica estão funcionando durante todo o mês de outubro com horário estendido conforme a demanda de cada uma. Ontem funcionariam as unidades dos bairros Açude I, Mariana Torres e Água Limpa. Hoje, o atendimento fica em horário estendido nas unidades do Santa Cruz e Padre Josimo.

 

 

Deixe um Comentário