Estudo aponta que Pilates melhora a função pulmonar na terceira idade

0

BARRA MANSA

Você sabia que não é só a aparência física que muda com a idade? Nossos órgãos, tecidos e funções também sofrem com o envelhecimento. Um dos efeitos desse processo é a diminuição da força da musculatura respiratória.

Um estudo brasileiro, publicado este ano no jornal científico Clinics, mostrou que o Pilates, associado a um treinamento muscular inspiratório, proporciona melhora da função pulmonar e do condicionamento físico nas pessoas com mais de 60 anos.

Aline Meirelles de Oliveira, especialista em Pilates e licenciada em LPF (Low Pressure Fitness- conhecido como ‘técnica da barriga negativa’), a diminuição da força muscular é uma característica muito marcante no processo do envelhecimento e atinge todas as cadeias musculares, inclusive os músculos responsáveis pela respiração. “A redução da capacidade respiratória nos idosos tem impactos importantes no dia a dia. A respiração certa ativa a musculatura profunda conhecida como Core, fortalecendo tal musculatura, a idosa terá melhor postura, logo, melhor respiração o que facilita simples atividades cotidianas, além disso, o Pilates melhora a postura e o equilíbrio”, citou, informando que o Cori são pares de músculos que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdome. Essa musculatura fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar. Os principais músculos do grupo são os abdominais, lombares, glúteos e oblíquos.

Fisiologia da respiração muda com a idade

A explicação para as dificuldades respiratórias em idosos está na fisiologia da respiração. A capacidade pulmonar de se expandir na inspiração e de voltar ao normal na expiração se chama complacência pulmonar, que pode aumentar, especialmente em idosos ou em pessoas com enfisema pulmonar, devido à perda das fibras elásticas. O Pilates é um aliado da saúde pulmonar, pois a melhora de forma considerada. “Além disso, a respiração é um dos princípios para executar os exercícios do Pilates de forma correta. A expiração é um dos movimentos mais importantes, pois depende da contração forçada dos músculos do Core, que participam da respiração, como por exemplo, o diafragma”, cita a especialista.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !