Estudante de Itatiaia representa o Rio de Janeiro nas Competições Senac de Educação Profissional

0

ITATIAIA/VITÓRIA
O estudante Itatiaiense, Lucas Eduardo Ramos de Freitas, de 19 anos, é um dos quatro jovens que representam o Rio de Janeiro nas Competições do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Educação Profissional 2023, que acontece até o próximo sábado, dia 28, em Vitória (ES). Ele está participando na categoria de “Cuidados em Saúde e Apoio Social”. O evento teve início na terça-feira, dia 24, em uma tenda montada na Praça do Papa, a Enseada do Suá.

As Competições Senac de Educação Profissional reúnem mais de 40 estudantes do Senac de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal (DF) em quatro dias de provas que simulam situações reais do exercício profissional de sete ocupações. Desde 2016, a iniciativa avalia a excelência de jovens profissionais que atuarão no setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no país. A etapa nacional seleciona jovens que vão integrar o Time Brasil na 47ª WorldSkills, maior competição internacional de educação profissional que será realizada em 2024, em Lyon, na França. O evento reúne 67 países e mais de 1600 competidores.

Lucas enfrenta uma exigente rotina de treinamento de habilidades técnico-cientificas no Centro Politécnico do Senac RJ-Divulgação

Nas Competições Senac de Educação Profissional 2023, os jovens fluminenses Bruna Martins, Raphael Paiva, Lucas Eduardo e Vanessa Coelho disputam nas categorias de Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social e Recepção de Hotel, respectivamente. Eles foram selecionados em 2022, na seletiva regional que reuniu alunos e ex-alunos do Senac RJ de todo o estado, e desde então se submeteram a uma intensa rotina de treinamentos. O Senac RJ participa do evento desde 2018 e, desde então, todos os competidores fluminenses que competiram no evento nacional conquistaram medalhas.

REPRESENTANTE DE ITATIAIA

Lucas Eduardo Ramos de Freitas, de 19 anos, está participando na categoria de “Cuidados em Saúde e Apoio Social”. Natural de Itatiaia, Lucas é filho de uma técnica de enfermagem e sobrinho de duas enfermeiras, por isso seu referencial sobre a nobreza e a importância da profissão para a sociedade veio de casa. Tomou conhecimento da competição após apenas dois meses do início do curso Técnico em Enfermagem e decidiu participar. Em julho de 2022, quando finalmente foi admitido como competidor, precisou deixar sua família, sua cidade e se mudar para o Rio de Janeiro onde poderia se dedicar integralmente aos treinamentos. Atualmente, enfrenta uma exigente rotina de treinamento de habilidades técnico-cientificas no Centro Politécnico do Senac RJ, no Riachuelo, além de ter aulas de português, desenho, oratória, teatro e simulações realísticas ministradas por profissionais de referência. Como resultado, já recebeu convites para participações em palestras e simpósios em hospitais.
CIRCUITO COMPETIÇÕES

Durante o treinamento, os competidores realizam práticas relativas à profissão, em que são exigidas atuações precisas e cronometradas, e contam com o auxílio de profissionais referência em suas áreas, que transmitem melhores práticas do mercado, compartilham inovações técnicas e tecnológicas e experiências. Esse processo exige a mobilização de uma série de recursos e o desenho de novos processos dentro do Senac RJ. Por isso, é importante que o resultado da participação na competição vá muito além da medalha.

Para garantir que o processo das competições não se encerre em si mesmo, o Senac RJ criou o programa Circuito, que garante o compartilhamento do aprendizado, deixando um legado que retroalimenta o negócio: disseminando novas práticas, compartilhando conhecimentos, tornando esta ação contínua e permanente para inspirar colaboradores e alunos.

O objetivo é compartilhar com o universo do Senac RJ todo aprendizado gerado durante a preparação, desenvolvimento e participação do Rio de Janeiro no projeto Competições Senac de Educação Profissional.

Deixe um Comentário