Estado suspende aulas da rede em mais  de 30 municípios; na região apenas Rio das Flôres foi afetado 

0

SUL FLUMINENSE/RIO

Em mais de 35 municípios do Rio de Janeiros as aulas presenciais das escolas estaduais estão suspensas devido ao aumento do número de casos de Covid-19. A decisão ficará válida até pelo menos a próxima sexta-feira, dia 13. Na região, o único município que se encontra dentro dessa norma é Rio das Flôres.  O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE/RJ) se pronunciou sobre a decisão e fez fortes críticas à postura da Prefeitura do Rio em planejar a reabertura de 100% das unidades escolares.

Já as escolas estaduais de 56 municípios fluminenses estão autorizadas a oferecer aula no modelo de ensino híbrido (presencial e remoto), como, por exemplo, Angra dos Reis; Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Paraíba do Sul; Paraty; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Três Rios; Valença; Vassouras; e Volta Redonda.

Na última semana o A VOZ DA CIDADE divulgou uma matéria de municípios com mais adeptos às aulas presenciais nas escolas municipais da região. Na ocasião Resende ficou em primeiro lugar com 74% dos alunos em sala, Barra Mansa aparece em segundo lugar com 70%, Volta Redonda em terceiro com 40,65% e Itatiaia com 10%.

SITUAÇÃO DA COVID-19

O último boletim de Covid-19 divulgado por esses municípios aponta que Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Itatiaia já vacinaram mais de 50% da população com a primeira dose. Contudo, a segunda dose ainda está na margem dos 30%.

Em Resende o boletim do último dia 8 mostra que são 121 casos ativos no município, com 110 suspeitos em isolamento. A cidade tem um total de 78.004 pessoas vacinadas com a primeira dose (58,95%), na segunda e dose única são 40.613 (30,69%). Já Barra Mansa possui 809 casos ativos, com mais 52 suspeitas. Com a primeira dose estão vacinadas 93.735 (50,71%) e com a segunda e dose única são 51.258 (27,72%).

De acordo com o boletim epidemiológicos de Itatiaia do último no dia 6, são 16 casos ativos no município com 158 suspeitos em isolamento. O último esquema vacinal divulgado foi no dia 30 de julho, que aponta que 17.260 pessoas estão vacinadas com a 1ª dose, o que representa 53,82% da população total, e 7.074 com a segunda dose (22,06%).

Volta Redonda tem 1.186 casos ativos da Covid-19. O boletim epidemiológico não divulgou o total de novos casos suspeitos. Solicitada, a prefeitura não enviou o dado até a divulgação desta matéria. Com a primeira dose, o município tem 153.297 (55,95%) e com a segunda e única dose são 76.473 (27,91%) pessoas imunizadas com a vacina contra a Covid-19.

Secretário de Educação de Barra Mansa fala de segurança nas escolas

O secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, falou ao A VOZ DA CIDADE sobre o Comitê Municipal de Retorno às Aulas, que foi criado no município antes do retorno presencial. Segundo ele, várias entidades englobam a organização dos trâmites para que o ensino escolar da cidade esteja dentro de um parâmetro adequado e estratégico para evitar a contaminação da Covid-19. “Isso engloba as escolas municipais, estaduais, privadas, Ensino Fundamental, Médio, cursos superiores, Conselho de Educação, Secretaria de Saúde, e até o Conselho Regional de Medicina”, disse, completando que a organização que faz com que Barra Mansa esteja com o parâmetro positivo.

Marcus ainda destacou que está fazendo uma campanha para os pais procurarem as escolas para verem que estão seguras para receber seus filhos. “Tivemos afastamentos de professores que têm comorbidades, não por contaminação, não temos índices altas de contaminados e isso demonstra que vem dando certo. Agora é menos de 30% que estão em ensino remoto, e a nossa intenção é chegar a 100% de alunos em salas de aula”, finalizou.

Deixe um Comentário