Escola Cívico-Militar começa a ser implantada em Itatiaia

0

ITATIAIA

A Escola Cívico-Militar (Ecim) começou a ser implantada nesta segunda-feira, dia 1º, no município. Os alunos do 7º, 8º e 9º ano do Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, no bairro Campo Alegre, retornaram às aulas para o segundo semestre com a novidade. No período da manhã, uma cerimônia que contou com as equipes de militares e da escola, alunos, além do prefeito Irineu Nogueira e a secretária de Educação, Solange Miranda, marcou o início do processo de implantação do projeto. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

“Com muita honra e satisfação, damos início a esse projeto no Ana Elisa Grégori. Esta é uma grande oportunidade para os alunos, tenho certeza de que daqui sairão grandes profissionais. Nossos estudantes vivenciarão uma rotina cívico-militar com valores imprescindíveis para a formação humana, e com certeza teremos excelentes resultados pedagógicos”, disse o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira.

Irineu disse que estudantes vivenciarão uma rotina com excelentes resultados pedagógicos-Geninho/ASCOM PMI

Os alunos foram recebidos pela equipe da escola e por monitores militares, que já começaram a dar instruções aos estudantes. Inicialmente, o projeto contará com apoio de cinco militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Um dos pilares da Escola Cívico-Militar é desenvolver competências que evidenciam valores como honestidade, responsabilidade, respeito, patriotismo, disciplina, excelência e dedicação. “É uma grande conquista para nós e mais uma vitória que se concretiza para a área da educação no município. Nossa expectativa é cada vez mais melhorar o processo de ensino e aprendizagem, facilitar o trabalho dos professores. Os alunos foram muito receptivos, estão animados. Unindo forças, tenho certeza que esse será um projeto de muito sucesso”, relatou a secretária de Educação, Solange Miranda, acrescentando que nos próximos dois anos algumas etapas vão acontecer, em busca de certificação definitiva como Escola Cívico-Militar. Ela explicou ainda que haverá uniformes específicos para a Escola Cívico-Militar e a unidade escolar terá identificação em sua fachada informando ser uma Ecim. “O novo modelo terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, até o limite de 36 meses, mediante celebração de aditivo”, informou.

Deixe um Comentário