Equoterapia pode ajudar no desenvolvimento de pessoas com deficiências  

0

VOLTA REDONDA

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza cavalos, para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Esse tipo de tratamento é indicado para pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais e pode ser realizado gratuitamente em Volta Redonda, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Recanto da Equoterapia, no bairro Dom Bosco.

A equipe de atendimento conta com fisioterapeutas, psicólogos e equitadores que trabalham em conjunto, interagindo pelo bem-estar, restabelecimento e melhoria do quadro clínico do paciente. A proposta de atendimento é individualizada e planejada em função das necessidades e potencialidades de cada atendido.

O fisioterapeuta e coordenador do Recanto de Equoterapia, Francys de Carvalho, explica que antes de iniciar o tratamento o aluno passa por uma avaliação física e psicológica, onde são analisadas as áreas que precisam ser trabalhada. “Após a realização da avaliação, trazemos esse aluno para o ambiente equestre, tanto para a pista quanto para a baia dos cavalos, de forma que possamos realizar atividades direcionadas para auxiliá-lo no seu desenvolvimento. Durante a montaria ele é acompanhando por um fisioterapeuta e um psicólogo, lembrando que a equoterapia nem sempre é só montaria, pode ser utilizado também o ambiente do cavalo em benefício do indivíduo, tanto no aspecto comportamental quanto no físico. O cavalo tem vários benefícios para diversas patologias e em cada uma o animal pode nos permitir uma evolução.”, acrescenta.

Renata David é mãe do Mateus Elias, de 10 anos, portador da Síndrome de Williams, uma doença genética rara. Ela comenta que a equoterapia foi fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo do filho. “Quando descobri o diagnóstico, comecei a procurar atividades que ajudassem no intelectual dele e encontrei a equoterapia. Com dois anos ele começou as aulas e na época não andava e nem falava, mas logo os atendimentos já começaram a mostrar resultados. A primeira palavra que ele disse foi durante as aulas, a postura dele foi melhorando e ele conseguiu andar”, disse.

Mateus Elias David é apaixonado pela atividade, sabe o nome de todos os cavalos e também dos funcionários. Ele deu uma dica para as pessoas que têm medo de cavalgar. “É muito legal, é só você não correr, mas o ‘tio Sidney’ (equitador) sempre me protege também”, falou.

COMO PARTICIPAR?

Para ter acesso gratuito a esse tipo de atividade, os pais precisam entrar em contato primeiro com a escola da rede municipal em que o aluno é matriculado para então dar início ao encaminhamento. Aqueles que se interessarem e quiserem saber mais informações, podem entrar em contato também com o Recanto da Equoterapia através do telefone: (24) 3338-5272 ou Instagram: @recontodaequoterapia.

Deixe um Comentário