Equipes de robótica da Firjan Sesi do Sul Fluminense conquistam principais prêmios na Fira 2023 na Alemanha 

0

SUL FLUMINENSE

Estudantes da Firjan SESI do Sul Fluminense conquistaram títulos na Copa do Mundo de Robótica Fira 2023 (Fira Robo World Cup), que foi disputada entre os dias 17 e 21 de julho na Alemanha. A equipe da unidade de Volta Redonda, a “Space Bots”, foi campeã mundial na categoria DRC Explorer; já os alunos da escola de Barra Mansa, os “Medal Hunters Fire”, ficaram em terceiro lugar na categoria “Missão Impossível”.

Na disputa com escolas de todo o mundo, os alunos da unidade de Volta Redonda conquistaram o primeiro lugar, numa prova que exigiu adaptação de condições. “O torneio foi uma experiência bem profunda para os alunos em contato com estudantes de pelo menos oito países. Na categoria DRC Explorer, em que fomos campeões e vice, a pista simula um edifício que sofreu um terremoto e o robô tem de levar pacotes para as vítimas que estão presas nos escombros. A pista em que os alunos competiram no Mundial, entretanto, é bem diferente da que disputaram no Brasil. Eles precisaram adaptar o robô lá para vencer o desafio”, explica Vinícius Mano, coordenador de Educação Básica da Firjan SESI, que acompanhou os alunos no torneio.   

Além disso, os estudantes das unidades Firjan SESI do Sul Fluminense conquistaram medalhas em subcategorias. Na “Missão Impossível United Sub-19”, a equipe “Medal Hunters Fire”, de Barra Mansa, obteve um segundo lugar. Já na “Missão Impossível Hardware Challenge Sub-19”, a “Medal Hunters Fire” novamente garantiu a prata e a “Smart Lego”, de Resende, o bronze.  

O regulamento da Fira não permite que os técnicos das equipes participem com os alunos na hora da competição. Eles podem treinar as equipes antes, mas na hora são os alunos sozinhos. Mano explica que na categoria Missão Impossível há competições individuais e as com alianças. Nesse caso, eles se juntam a competidores de outros países para construir juntos os robôs e as estratégias. É preciso usar a imaginação e a criatividade para resolver problemas, reprogramando os robôs em tempo real.  

A Fira foi realizada em Lindenhalle Wolfenbüttel com alunos de 10 a 17 anos, mas antes, em Berlim, a viagem teve ainda um significado pedagógico para os alunos da Firjan SESI. “Foi uma experiência incrível para o grupo. Começamos a missão fazendo um tur histórico-cultural: visitamos o Memorial do Holocausto e o Muro de Berlim, entre outros lugares importantes da cidade. O lado histórico foi bem importante”, ressaltou Mano.

Deixe um Comentário