Equipe faz visita técnica para instalação do primeiro equipamento de ressonância em Resende

0

RESENDE

A direção da Santa Casa recebeu, nesta semana, a visita dos técnicos da Siemens para dar continuidade ao processo de implantação do novo equipamento de ressonância nuclear magnética do município. O aparelho servirá para realizar exames de alta complexidade atendendo os pacientes da rede pública de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde, da região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.

De acordo com o diretor da Santa Casa, Caio Márcio Paiva, o equipamento de ressonância magnética vai funcionar no antigo espaço onde era o Laboratório da Santa Casa de Misericórdia. Paiva explicou que os técnicos avaliaram positivamente o local de instalação do equipamento. “Antes mesmo de adquirir o equipamento, já havia sido pensado o espaço para colocá-la. No entanto, o vamos fazer algumas adequações para a instalação. Será preciso fazer o chamado ‘engaiolamento’ da sala onde a máquina vai ficar. Para isso, o chão será rebaixado e toda a sala será revestida de ferro e cobre. Também serão criadas algumas salas como a de comando, de exame e de equipamentos. Além disso, também serão criados dois banheiros, um vestiário e uma recepção para receber os pacientes”, explicou Caio Márcio, informando que a previsão é que o equipamento comece a funcionar em abril de 2023.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz disse que Resende será uma das poucas cidades da região a atuar com um aparelho desta complexidade atendendo pela rede pública. “Com o novo tomógrafo a análise de imagens será feita com muito mais qualidade e rapidez, pois possui um número maior de cortes na execução do exame, neste equipamento são 32. Com isso, o tempo do exame diminui, otimizando o processo tanto para pacientes quanto para operadores e médicos. Além disso, a dose de radiação dele é mais baixa que dos demais”, esclareceu o chefe do Executivo.

MELHORIAS

Desde 2017, a unidade vem passando por obras de melhorias em diferentes áreas. Atualmente, a Santa Casa passa por um processo completo de obras, que envolve desde sistema de segurança até criação de novas salas e laboratórios. Entre as intervenções, estão a instalação de um sistema anti-incêndio que funciona sem a necessidade da ação humana (sprinkler); adiantamento dos processos que envolvem a construção da estrutura do elevador da unidade, que será utilizado como maca-leito para transporte de pacientes e acessibilidade a todos os andares do prédio.

O cronograma das obras inclui ainda instalação de alarmes em caso de emergência, iluminação emergencial para atender locais com saída para o exterior das edificações, área de cuidados com a saúde mental, nova lavanderia, novo laboratório para manuseio de exames feitos na própria unidade, Centro de Traumato-ortopedia e ressonância magnética, bem como um novo centro de fisioterapia ambulatorial.

Deixe um Comentário