Em live Rodrigo Drable informa aumento de leitos disponíveis para pacientes com a Covid-19

0

BARRA MANSA

Em live na tarde desta terça o prefeito Rodrigo Drable atualizou os dados de casos positivos de coronavírus no município. São 167 pessoas positivas, sendo 93 curadas, 34 com suspeita e nove óbitos.

De acordo com ele, as ações de combate e controle estão sendo satisfatórias, outro ponto importante apontado pelo prefeito é o aumento de leitos disponíveis para pacientes com a doença. No prazo de uma semana, total de leitos disponibilizados na rede municipal de saúde será de 29 leitos de UTIs e 52 leitos clínicos. “Aumentamos para mais oito leitos de Centro de Tratamento Intensivo (CTI), 19 leitos de enfermaria adulto e quatro para enfermaria pediátrica. Outra ação importante é separar o tratamento de casos suspeitos, dos casos confirmados”, destaca o prefeito.

Com a iniciativa, o prefeito espera um resultado positivo da audiência com a juíza da 1a Vara Cível, Anna Carolinne Licasalio da Costa. O encontro acontece nesta sexta, às 10 horas entre Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura de Barra Mansa. A finalidade será tentativa de nova composição de acordo entre as partes que possibilite a flexibilização do isolamento social.

A juíza intimou ainda o Estado para que informasse se foi estabelecido algum critério para a utilização pela regulação estadual dos leitos mantidos exclusivamente com recursos municipais. Esse fato foi que motivou o Ministério Público a solicitar o retorno do isolamento social, mesmo com acordo estabelecido com a prefeitura. O comércio de Barra Mansa foi reaberto no dia 29 de abril e houve ordem para fechamento no dia 22 de maio. “Nossas taxas de ocupação demonstram que os leitos utilizados estão abaixo do que foi acordado, e com a ampliação, temos um margem ainda maior de segurança. Esperamos dar uma boa noticia na sexta-feira, já que o comércio é o maior empregador do município”, destaca.

Sobre o ano letivo, o prefeito demonstra esperança que as aulas sejam retomadas em agosto deste ano. E destaca também que os serviços públicos não estão parados.

Na última segunda-feira, Drable participou de uma reunião no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro com o novo Secretário de Saúde do Estado, Fernando Ferry e o secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes para tratar sobre o aumento dos leitos.

DADOS

No Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Santa Casa e do Hospital Regional há um paciente em ambos, em situação suspeita. Já casos confirmados, também em CTI, são dois casos de internação, um na Santa Casa e outro no Hospital Regional.

Em leitos clínicos, os casos suspeitos são 13: Sete internados na Santa Casa, cinco no Centro de Triagem e um no Hospital Regional.

Já os casos testados positivos somam duas internações em CTI: uma na Santa Casa e outra no Hospital Regional. Em leitos clínicos, os números sobem para quatro: Duas internações na Santa Casa, outra no Centro de Triagem e a última, no Hospital Regional.

LEITOS

São 19 leitos ofertados de CTI, sendo dez na Santa Casa, quatro na UPA- Centro, quatro no Centro de Triagem e um no Hospital da Mulher, deste total, apenas dois estão sendo utilizados, na Santa Casa. O percentual de ocupação está em 11%, sendo outros 89% ainda disponíveis.

Para os casos de leitos clínicos, são 36 os ofertados: 36 ofertados: 14 na Santa Casa, dez na UPA-Centro, no Centro de Triagem são 11 ofertados; e um no Hospital da Mulher. A taxa de ocupação gira em torno dos 42 %.  Estão ocupados: Nove leitos na Santa Casa, outros seis no Centro de Triagem. São 38 respiradores ofertados e nenhum em utilização.

De acordo com o prefeito, apesar do número de internações estar dentro do acordado, o trabalho para ampliar a capacidade hospitalar continua. “Ontem, pela manhã, tivemos uma longa reunião com a equipe da nossa Secretária de Saúde  e a Santa Casa. Conseguimos nos estruturar para, dentro da Santa Casa termos mais oito leitos de CTI, 19 leitos de enfermaria e ainda criamos uma enfermaria para crianças com leitos específicos e isolados dos demais. Apesar dessa doença terrível levar ao óbito, estamos fazendo o possível pra manter a nossa cidade com os melhores índices da região e preservarmos a vida”, aponta.

 

 

Deixe um Comentário