Educação municipal de Resende é destaque em Robótica e também recebe a Liga Steam

0

RESENDE

A secretária de Educação do município Rosa Frech, disse nesta terça-feira, dia 26, que a educação pública de Resende teve conquistas importantes neste ano. A participação no Torneio Brasil de Robótica e a formação de profissionais na Liga Steam são algumas delas. Em balanço, a secretária revelou outras conquistas para o setor educacional do município.

Alunos do 4° e 5° ano da Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves participaram do Torneio Brasil de Robótica. Os alunos levaram o nome da cidade para Brasília, onde a equipe Little Fish Lego, composta por nove estudantes representaram toda a cidade e os demais alunos. O grupo criou a proposta “Lixeira inteligente em defesa da vida aquática”. A iniciativa foi possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Resende e a Escola Sesi.

O ano também foi marcado por capacitação dos profissionais da educação para aprimorar o ensino público de Resende. Os profissionais participaram da formação da Liga Steam. A Liga Steam busca investir na formação de diretores e orientadores da rede municipal para que possam estimular os alunos a desenvolver o pensamento crítico, criatividade e responsabilidade. Resende foi um dos quatro municípios em todo o país e o único do Estado do Rio de Janeiro a receber a metodologia, que é fruto de uma parceria entre a Fundação ArcelorMittal e a Tríade Educacional.

Este ano a Prefeitura de Resende entregou três escolas completamente reformadas-Carina Rocha/PMR

As escolas com evidências da implementação do novo projeto receberam prêmios e certificados. Além disso, os educadores mostraram seus resultados obtidos ao longo da implementação da Liga Steam.

A Prefeitura de Resende continuou com os investimentos, melhorias e obras na área da educação. Entre as medidas realizadas pela administração municipal estão as entregas de obras de unidades de ensino reformadas, o início e continuidade de obras de revitalização, as construções de novas unidades de ensino, a aquisição de novos veículos para atender as demandas da pasta, novos uniformes, mobiliários e materiais pedagógicos. Além de capacitação dos profissionais de educação e realização de atividades que promovem o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Durante o ano, a Prefeitura entregou três unidades de ensino completamente renovadas e com espaços adequados, após o período de obras de revitalização. São elas: Escola Municipal Hetelvina Carneiro, na Vargem Grande; CIEP 489 – Augusto de Carvalho, na Cidade Alegria; e Escola Municipal Marieta Salles, que fica na Baixada da Olaria. Além disso, a Prefeitura construiu uma nova creche para as famílias da região da Liberdade, a Creche Municipal Professor Marcos Aurélio Ferreira de Aguiar. “Em mais um ano a educação pública de Resende passou por melhorias e investimentos que transformaram o ambiente escolar de nossas crianças e adolescentes. Além das obras de reforma e construções de unidades, foram realizados eventos e atividades que contribuíram para o desenvolvimento e a integração dos alunos. E também os profissionais da educação receberam capacitações e treinamentos para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade”, disse Rosa Frech. Ela informou ainda que desde o início da atual gestão já foram entregues obras em 39 unidades de ensino, entre escolas e creches, reformadas, ampliadas ou construídas. “Atualmente, 20 unidades de ensino recebem obras de revitalização e outras quatro são construídas do zero”, complementou.

NOVOS UNIFORMES E MOBÍLIAS

Assim como é feito anualmente desde o início da atual gestão, foram entregues novos uniformes para, em média, 14 mil alunos matriculados na rede municipal. A entrega foi feita gradativamente em etapas e os kits são compostos por casaco helanca, calça helanca, short saia para meninas, bermuda para meninos e casacos. Os alunos também receberam neste ano o kit de material escolar, que é composto por apontador, cadernos brochura e de desenho, cola, caixa de giz de cera, caixas de lápis, entre outros. Além disso, crianças e adolescentes receberam novos materiais pedagógicos e brinquedos para contribuir com seu desenvolvimento e aprendizado. Foram entregues ao todo 6.489 itens divididos em cada etapa escolar, entre eles, boliche, blocos de madeira, almofadas, fantoches de famílias e animais, quadros para pintura, dominó gigante, bolas gigantes, entre outros.

Pensando também na modernização da rede municipal, em 2023, as escolas e creches foram contempladas com novas mobílias e equipamentos que buscam apoiar e aprimorar a estrutura do ambiente escolar. Mais de 700 itens foram adquiridos como ventiladores, bebedouros, cafeteiras, sanduicheiras, geladeiras, microondas e fogão.

Deixe um Comentário