Dose reforço é liberada para todos os adultos com intervalo de cinco meses da aplicação da segunda dose

0

SUL FLUMINENSE/BRASÍLIA

Foi anunciada nesta terça-feira, dia 16, pelo Ministério da Saúde, a redução de intervalo para a terceira dose da vacina contra a Covid-19, de seis para cinco meses. Além disso, a aplicação desta dose extra, que antes era para maiores de 60 anos, agora, poderá ser aplicada para pessoas com mais de 18 anos.

Na região Volta Redonda já vinha aplicando a terceira dose para pessoas com mais de 50 anos. De acordo com a prefeitura, a cidade do Aço é uma das poucas que já baixou a idade para a dose reforço e afirmou que a decisão do Ministério é acertada, destacando que com a chegada de novas remessas, a aplicação ocorrerá para todos.  Já Barra Mansa, que também foi questionada sobre a decisão, disse que só irá se posicionar no momento em que a alteração chegar aos estados e dada aos municípios. “Quando tivermos algo oficial, falaremos sobre isso”, informou.

Porto Real afirmou que irá aderir a orientação e que já está organizando o calendário para o próximo mês. Na última semana, o A VOZ DA CIDADE divulgou uma matéria na qual as prefeituras da região se posicionavam a respeito da redução de idade para a terceira dose, e todas afirmaram que estão seguindo as orientações do Ministério da Saúde. A dose reforço já está autorizada também para imunossuprimidos e profissionais de saúde.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o ministério não divulgará um calendário por faixa etária para tomar a dose adicional. “Acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização”, disse.

Imunizante diferente

Para a dose de reforço, o Ministério da Saúde orienta que a pessoa tome um imunizante diferente do usado no esquema vacinal. Para quem se imunizou com a Janssen, de dose única, irão tomar a segunda dose do mesmo imunizante primeiro, com o tempo de intervalo entre a primeira e segunda dose de dois meses.

O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, Carlos Vasconcelos, falou ao jornal que no município um total de 5.900 pessoas receberam a Janssen, e muitos desses já foram imunizados com uma segunda dose de outra vacina. “Muitos profissionais de saúde, por exemplo, que se imunizaram com essa dose que era única, já tiveram a vacina reforço”, disse, explicando ainda que o município conta com novas remessa nova do imunizante

“Iremos entrar em contato com todas essas pessoas que receberam a Janssen e iremos reforçar a informação do Ministério da Saúde. A expectativa é que as doses cheguem aos estados até o próximo sábado, se tudo ocorrer como o planejado, receberemos a dose no início da próxima semana”, disse Carlos Vasconcelos.

Deixe um Comentário