Dose dupla cultural nesta semana em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

Dois eventos retornaram a todo vapor nesta semana, ambos com conteúdo cultural e literário. O ‘Pequenas Leituras’, na quinta-feira, 10, e o ‘Noites de autógrafos’, na sexta, dia 11. Ambos realizados no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1), com entrada gratuita e o público só paga o que consumir no local.

Na quinta-feira, o Grupo Cênico Estudarte chega com sua segunda edição da terceira temporada do ‘Pequenas Leituras’, às 19h30min, trazendo um novo formato de leitura dramatizada. O evento, que conquistou o público nas duas primeiras temporadas, retornou em janeiro, arrancando mais gargalhadas da plateia presente.

Já no dia seguinte, sexta-feira, o escritor barra-mansense Albinno Oliveira Grecco lança ‘Versos Ferinos 2’, a nova fase de sua trilogia, como autor convidado para o lançamento da quarta temporada do ‘Noites de autógrafos’.

PEQUENAS LEITURAS

Evento que traz ao público o exercício prático de criação de vozes cênicas, o projeto é um produto da RH Soluções Artísticas em parceria com o Premium Café, onde o Estudarte faz rodízio de seu elenco a cada edição, escalando atores membros da trupe para fazerem leituras dramáticas de cerca de quarenta textos escritos para testes de vídeo de atores.

De acordo com diretor geral do Estudarte e da RHSA, Rodrigo Hallvys, a dinâmica funciona semelhante como as antigas radionovelas. “Os atores vão lendo as cenas, que são curtas, e o público vai imaginando a cena acontecer. São quatro integrantes do Estudarte escalados a cada edição, e cada um propõe uma voz diferente para cada personagem que está em cena. A leitura acontece de forma improvisada e a plateia dá gargalhadas. Diversão garantida desde a primeira edição”, destaca.

Para a segunda edição da quarta temporada foram escalados os atores Isrhael Pinheiro, Luiz Fernandes, Maycon Lendel e Pedro Bitencourt, que interpretarão personagens de todos os gêneros e várias idades.

NOITES DE AUTÓGRAFOS

Conhecido como ator e dramaturgo, Albinno Oliveira Grecco lança ‘Versos Ferinos 2’, a segunda parte literária de sua famosa marca, que inaugurou há alguns anos como rede social, conquistando público por suas abordagens quanto a temas cotidianos, tornou-se espetáculo teatral em 2019 e livro no ano seguinte.

Segundo o escritor, o leitor encontrará novidades no conteúdo da obra. “O primeiro livro foi ácido, o segundo é agridoce. Sempre há alguma acidez no que tange o nome, por isso ferino. A diferença entre o primeiro livro e o atual está no dinamismo. As pessoas terão que girar o livro para ler. De alguma forma isso causa uma interatividade entre o leitor e os textos. O segundo livro está ousado e ainda mais instigante”, detalha o escritor.

Membro titular do conselho municipal de cultura de Barra Mansa na cadeira de literatura, Albinno Oliveira Grecco sempre se dispôs, através dos trabalhos, a abordar temas para que as pessoas reflitam sobre a vida cotidiana e como os assuntos devem e precisam ser repensados. “Quando olho para o meu próprio passado, vejo um amadurecimento e a sagacidade nos textos. Vamos aprimorando quando nos reanalisamos e propomos a melhorar. Após o primeiro livro, comecei a escrever novas poesias, experimentar e abusar de outras linhas poéticas. E isso também reflete, tanto para o escritor quanto para o leitor, em um olhar mais apurado do ser humano e da sociedade”, destaca.

 

Deixe um Comentário