Dois nomes da região estão entre o novo secretariado para a segunda gestão do governo Cláudio Castro

0

ESTADO
Empossados na manhã desta segunda-feira, dia 2, no Palácio Guanabara, os novos secretários escolhidos pelo Governador do Rio, Cláudio Castro, para atuarem em sua segunda gestão. Dos 32 escolhidos para o secretariado, dois são da Região Sul Fluminense, Gustavo Tutuca (PP), que era cotado para ser o líder do Governo na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e que após reuniões com o governador, reassumiu a Secretaria de Turismo, e o deputado federal e ex-prefeito de Três Rios, Vinicius Farah, que ficará com a pasta de Indústria e Comércio.
Vale lembrar que Gustavo Tutuca, que foi eleito com 52.976 votos para seu quarto mandato consecutivo, em 2010, 2014, 2018 e 2022, vai comandar a Secretaria de Estado de Turismo, cargo que ocupou entre novembro de 2020 e março de 2022. Sendo assim, Tutuca retorna ao primeiro escalão de Cláudio Castro, que tomou posse no domingo, dia 1º de janeiro, no Palácio Tiradentes. Ele também foi secretário Municipal de Governo de Piraí, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, e secretário de Estado de Turismo. Gustavo Tutuca (PP), de Piraí: eleito com 52.976 votos
AGRADECIMENTO
Tutuca fez questão de agradecer o convite feito pelo governador para mais esse desafio. Disse se orgulhar de fazer parte novamente deste governo que tem recolocado, dia após dia, o Rio de Janeiro de volta aos trilhos do crescimento. Lembrou também que trata-se de um governo que segue o caminho do diálogo, retomando a credibilidade do estado. “Falando especificamente do turismo, vivemos um momento único com a deputada federal pelo RJ, Daniela do Waguinho, à frente do Ministério do Turismo. Podem ter certeza que trabalharemos juntos para tornar o turismo do nosso estado cada vez mais forte”, contou Tutuca.
PRIMEIRA PASSAGEM
Tutuca ressaltou que, como secretário de Estado de Turismo, em sua primeira passagem pela pasta, comandou a retomada do segmento no período pós-pandemia e trabalhou para o fortalecimento de toda a cadeia turística nas 12 regiões do Estado. Disse ainda que, na sua gestão, foi realizada a maior campanha publicitária de promoção do Rio de Janeiro por cidades do Brasil que são as maiores emissoras de turistas para o estado. A ação fez parte do projeto “O Rio Continua Lindo e Perto”, que passou por oito municípios em todo o país. “Desde então, o Rio de Janeiro vem batendo recorde atrás de recorde na ocupação hoteleira tanto na capital como no interior do estado”, lembrou o secretário.
Em dezembro de 2022, a Secretaria de Turismo apresentou o plano TurismoRJ + 10 Anos, um conjunto de ações para promover o setor pela próxima década, projeto iniciado em sua gestão. “O TurismoRJ + 10 Anos tem como objetivo reconduzir o Rio de Janeiro ao patamar dos principais destinos turísticos no cenário mundial, aumentando a competitividade do nosso estado. Vamos investir na qualificação profissional e fazer valer a Lei 9811/22, que institui a Política Estadual de Turismo”, frisou Tutuca, que é formado em Análise de Sistemas e que iniciou a vida pública em 2005.
VINICIUS FARAH
Já o deputado federal e ex-prefeito de Três Rios, Vinicius Farah, ficará com a pasta de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. É importante lembrar que Farah foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico até março de 2022. Deputado federal e formado em marketing, foi prefeito duas vezes de Três Rios, vencendo cinco vezes o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
Farah disse que foi convidado pelo governador Cláudio Castro para assumir a pasta. Lembrou ainda, que já foi secretário da pasta e é defensor do empreendedorismo e do fortalecimento da economia como principais ferramentas para o crescimento do estado, diz que está preparado para assumir mais uma vez o desafio “Me sinto muito honrado em ter sido convidado novamente pelo meu amigo e governador Cláudio Castro para reassumir a secretaria trazendo minha experiência de 34 anos de vida pública e poder contribuir diretamente com o desenvolvimento do Rio, com a geração de emprego e renda e com esse novo momento que o estado vive sob a gestão de Castro”, destacou.
DUAS ELEIÇÕES
Vencedor de duas edições do Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor do Sebrae (2012 e 2014) e duas vezes prêmio Prefeito Empreendedor do Estado do Rio de Janeiro (2012 e 2014), Farah afirmou que vai seguir atuando na mesma linha quando foi secretário entre 2021 e início de 2022, em parceria direta com o governador, e que trouxe grandes resultados para a economia fluminense como a atração de 160 mil novos empregos e R$74 bilhões em investimentos privados. “Vamos manter o trabalho já iniciado, atraindo mais empresas e gerando empregos para nossa população. Conseguimos manter um ambiente favorável para novos negócios com segurança jurídica e transparência, e assim seguiremos nos próximos anos, consolidando a economia do estado do Rio de Janeiro”, afirmou Farah, que disse ainda da importância de incentivar os pequenos e médios empresários afetados pela pandemia e que representam 75% dos empregos formais no país.
ALÉM DE APRESENTAR PROJETOS
Como deputado federal, além de apresentar projetos na área de desenvolvimento e desburocratização, Farah foi vice-presidente das Comissões de Finanças e Tributação e Desenvolvimento Econômico da câmara. Vinicius Farah também foi vice-presidente para Assuntos de Desenvolvimento Local da Frente Nacional dos e é palestrante internacional sobre assuntos relacionados ao Desenvolvimento Econômico.
Vinicius Farah ingressou na política aos 23 anos, quando foi eleito vereador de Três Rios, onde também exerceu os cargos de secretário de Esportes e Turismo. Foi vice-prefeito de Três Rios e prefeito por dois mandatos consecutivos. Sua administração foi marcada por um forte programa de incentivos e desburocratização que atraiu 2.472 empresas, que geraram 18.100 empregos diretos e indiretos em oito anos. refeitos, secretário de Estado de Governo e presidiu o Detran.RJ.

 

Deixe um Comentário