Diretora premiada pela Gestão Escolar em Ciep de Itatiaia retorna de intercâmbio nos EUA

0

ITATIAIA

A diretora Angélica de Alvarenga Silva Souza, do Ciep 488 – Ezequiel Freire, em Itatiaia, foi uma das vencedoras do Prêmio Gestão Escolar. Como premiação, recebeu a oportunidade de conhecer e vivenciar a rotina de escolas dos Estados Unidos, durante intercâmbio internacional. Após 10 dias longe do Brasil, a professora adquiriu novos conhecimentos no setor educacional.

Ela integrou a comitiva vencedora do Prêmio Gestão Escolar, formada por 27 docentes de todo o Brasil que esteve em Washington, capital dos Estados Unidos, e em várias cidades do estado do Arizona, como Phoenix. Angélica Souza conheceu o sistema educacional americano, uma viagem inspiradora e inesquecível. “No Arizona, visitei uma escola em uma comunidade indígena. Entre as minhas percepções, me chamou atenção à preocupação no desenvolvimento de projetos que estimulem a conscientização e o protagonismo dos estudantes, como acontece aqui, no Rio. Voltei mais motivada e com novas ideias a serem implantadas no dia a dia da escola”, disse a diretora sobre sua primeira viagem internacional.

Angélica de Alvarenga Silva Souza lembrou que a equipe do Ciep 488 é comprometida e as atividades cotidianas contam com a participação de professores, funcionários e também dos pais. De acordo com ela, um dos principais objetivos da escola é resgatar, especialmente, a autoestima dos alunos.
O Prêmio Gestão Escolar, iniciativa que contempla projetos inovadores e gestões competentes na rede pública de ensino, é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Na última edição, que aconteceu em 2017, o Ciep 488 foi um dos destaques na categoria “Escola Destaque Estadual”, ficando entre as 27 instituições públicas vencedoras do país. No ano passado, Angélica de Alvarenga Silva Souza também conquistou o 1º lugar no Prêmio Qualidade Rio – concedido a instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro em reconhecimento a excelência do modelo de gestão.

O Premio Gestão Escolar enalteceu as boas condutas administrativas para a contínua melhoria do ensino desenvolvidas no Ciep 488 – Ezequiel Freire. O Prêmio contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. Como recompensa pelo trabalho, a diretora participou do intercâmbio nos Estados Unidos, representando o Rio de Janeiro. “É gratificante e nos dá a sensação de estarmos no caminho certo. Nosso foco é a melhoria contínua. Temos uma equipe comprometida e amiga. Nossas atividades contam com a participação de professores, funcionários e também dos pais, com a proposta de resgatar a autoestima do aluno e reduzir os índices de abandono”, completou, citando como exemplos os projetos ‘Resgatando Vidas’, ‘Eu sou uma obra de arte’ e ‘Grupo de Visitadores’.

O Ciep 488 – Ezequiel Freire atende cerca de 700 alunos do Ensino Médio Regular e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !