Dicas do nado costas

0

Oi pessoal! Falaremos hoje do nado costas. Esse nado é a inversão do nado de crawl. Ele surgiu com a intenção de se localizar melhor. Antigamente as pessoas não enxergavam o fundo e precisavam se localizar, então nadavam de costas para auxiliar nisso.

Neste nado as braçadas são alternadas com a perna. Na parte submersa da braçada, a rotação do ombro é importante, assim como o braço perto do corpo na flexão. Uma boa dica aqui é nadar com um braço fazendo a puxada e o outro estendido acima da cabeça, esse exercício é muito bom para o equilíbrio e para melhorar no fundamento.

Mais uma estratégia para o nado é nadar olhando a entrada da mão na água e fazer o nado junto à parede, isso obriga a recuperação dos braços na vertical e o antebraço na parede, fazendo com que os movimentos fiquem ainda mais alinhados.

No nado costas você não deve deixar o quadril afundar. Coordenar o ciclo de braçadas e pernadas é a melhor forma para isso acontecer. Entre os exercícios está o educativo3-6-3. Esse exercício nada mais é do que três braçadas, depois seis pernadas, e assim sucessivamente.

Para um bom nado de costas é preciso também treinar a saída. Se você errar a saída, provavelmente toda a sua prova ficará comprometida. Treine exaustivamente a entrada na água e a parte submersa do nado.

Outro exercício é nadar puxando uma corda ou raia, mantendo o ombro bem embaixo da raia ou da corda para ter maior eficiência. Nade também procurando tirar o ombro fora da água e coloque o nado em prática com as mãos fechadas.

No nado costas é importante que você mantenha o pescoço relaxado, se ele se tornar tenso e contraído, incline a cabeça para relaxá-lo. Nele toda e qualquer rotação deve começar com o quadril. Use os músculos posteriores do quadril para girar o tronco e os ombros na água, lembrando-se de não movimentar a cabeça.

A última dica que posso dar para um nado de costas eficiente são exercícios com a pernada. Bata as pernas de costas com os braços colados ao corpo, procurando encostar o ombro no queixo, depois disso, bata as pernas com os braços estendidos acima da cabeça, esses exercícios melhoram o equilíbrio e a qualidade do nado costas.

Bons treinos!

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !