Dia Mundial pelo Cuidado da Criação, “em defesa do ar puro para todos”, é celebrado em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
Centenas de fiéis participaram na última sexta-feira, 1º de setembro, em Volta Redonda, de um momento de reflexão sobre o cuidado com a casa comum. O evento aconteceu na Praça Juarez Antunes, no bairro Vila Santa Cecília. Promovido pelo Vicariato de Volta Redonda e o Vicariato para Promoção da Dignidade Humana e Ambiental, a iniciativa visa chamar a atenção para o futuro do planeta.
O ato foi realizado ao lado da estátua de Dom Waldyr Calheiros e reuniu bispo, padres, representações das várias comunidades eclesiais, de pastorais, de empresas ligadas à reciclagem, autoridades civis, segmentos dos movimentos populares e o sindicato dos metalúrgicos.
A iniciativa inédita do Bispo da Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, Dom Luiz Henrique, aconteceu em sintonia com o recém-criado Vicariato para Promoção da Dignidade Humana e Ambiental, sob a coordenação do padre Juarez Sampaio. O padre lembrou que a cidade sofre com a poluição ambiental. “Estivemos reunidos em comunhão para rezar e nos conscientizar com o cuidado com nosso planeta e, principalmente, com a vida, dom de Deus que devemos preservar. Passamos por dias difíceis em Volta Redonda com a poluição ambiental, esperamos dias melhores com o cuidado da Casa Comum”, disse o Padre Juarez.
CUIDADO DA CRIAÇÃO EM TODAS AS ESFERAS
Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano, reforçou o cuidado da criação em todas as esferas. “A convite do Papa Francisco, refletimos a nossa responsabilidade com o planeta, enquanto cidadãos com o cuidado dos rios, florestas e qualidade do ar. Por isso, nos reunimos em um momento oracional e, esperamos que, a data colabore em uma conscientização no cuidado e atenção com a nossa natureza”, frisou o Bispo.
Padre Juarez lembrou ainda que, há anos, os moradores de Volta Redonda sofrem com a poluição ocasionada pelo pó magnético. Para isso, os cidadãos se reuniram em um momento de oração para clamar por melhorias na qualidade do ar na região. Faixas com frases da encíclica Laudato Sí, do Papa Francisco, foram erguidas pelos moradores em reinvidicação.
OS MORADORES PADECEM
Moradora do bairro Conforto, Heloísa Helena, relatou que os moradores da cidade padecem com a qualidade do ar. “Queremos respirar um ar melhor. Estamos reunidos em favor da vida, nesta data importante, o cuidado com a Casa Comum”, recordou Heloísa.
Representantes do Movimento Pela Ética na Política (MEP) estiveram presentes e no final do ato cumprimentaram o bispo diocesano pela iniciativa. Também sugeriram ao padre Juarez avaliar a possibilidade do Vicariato abrir linhas de diálogos com o Ministério Público Federal (MPF), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e outros organismos responsáveis pela fiscalização ambiental.
O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação está inserido no “Tempo da Criação”, que começou no dia 1° de setembro, e segue até 4 de outubro. A iniciativa ecumênica que convoca cristãos do mundo inteiro a rezarem e a cuidarem da criação de Deus.  Este ano a celebração tem como tema “Que a Justiça e a paz Fluam”, que se refere às palavras do Livro de Amós: “Deixe a justiça fluir como água e a justiça como uma torrente eterna” (cf. Amós 5:24).

Deixe um Comentário