Dia Internacional do Idoso será celebrado com uma grande festa em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Envelhecer com dignidade e qualidade de vida é algo que o Centro de Atendimento ao Idoso de Barra Mansa deseja oferecer a terceira idade. E para celebrar o Dia Internacional do Idoso, que é lembrado no dia 1º de outubro, o órgão realizará, em parceria com o Supermercado Royal, uma grande festa no último fim de semana deste mês. Na ocasião serão oferecidas atividades como capoeira, ginástica, pilates, bingo, além de palestras de médicos, com orientações de saúde. O evento acontecerá no supermercado.

O coordenador do Centro do Idoso, Eduardo Pimentel, disse que a estimativa é que mais de 300 idosos compareçam para a festa, que acontecerá durante todo o dia.  Eduardo ainda explica que a intenção é mostrar para os idosos que eles são valorizados. “Todos os anos nós realizamos alguma atividade alusiva. No ano passado oferecemos uma palestra sobre o Alzheimer com um café da manhã”, disse, completando que neste ano a intenção é fazer algo mais elaborado. “Queremos promover saúde e mostrar para eles que a terceira idade é ótima e que eles podem ter qualidade de vida. Queremos dar perspectiva e longevidade”, expressou.

Eduardo Pimentel também falou sobre a importância de realizar atividades assim. Segundo ele, isso é uma forma de reinserir o idoso na sociedade. “A terceira idade não é o fim, é o começo de uma nova experiência”, relatou, comentando que muitos idosos desenvolvem depressão por achar que a vida está acabando, mas o Centro do Idoso tem o objetivo de mudar essa visão. “Temos psicólogos especializados e nossa intenção é ajudar a mudar esse paradigma”, finalizou.

O Centro do Idoso oferece todos serviços na área médica e psicológica, além das atividades físicas como capoeira, aulas de dança, crochê, bordado, tricô e fuxico. Todas as quintas-feiras o Centro promove o tradicional bingo para os idosos. Todas as atividades são gratuitas. A unidade fica situada na Rua Abdo Felipe, 22, Ano Bom, e funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.  Telefone: (24) 3328-6516.

IDOSOS NO BRASIL

Atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde.

No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. No artigo 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Deixe um Comentário