Dia Internacional da Mulher é celebrado com festival de cultura em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

O ‘Festival Mulher na Cultura: Mulher, levanta e brilha’ foi realizado durante o dia de hoje no Corredor Cultural. O evento foi organizado por meio do gabinete da vice-prefeita Fátima Lima, e da Fundação Cultura em parceria com diversas secretarias. A celebração ao Dia Internacional da Mulher contou com apresentações culturais, feira de artesanato e atendimentos voltados ao público, de 7 às 17 horas.

Foram oferecidas orientações da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), levando serviços de atualização e produção de novos registros em benefícios sociais, tarifa social, ID Jovem, segunda via de documentos e atendimento sobre violência contra a mulher. A Secretaria de Saúde esteve presente através das equipes do Consultório na Rua, o Programa Saúde na Escola (PSE), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, a Área Técnica de Alimentação e Nutrição, levando orientações, informações e, em parceria com a Cruz Vermelha, aferição de pressão arterial e os Centros de Atenção Psicossociais (Espaço Reviver, Estação Viver e Estação Mental).
Além disso, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae) esteve com sua equipe apresentando o trabalho realizado pelos seus assistidos. No Corredor Cultural também estavam tendas de atendimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Rotary Club, do Sest/Senat e da Unimed.

Unir forças em prol de um mesmo objetivo, que é celebrar a mulher. Esse foi o principal objetivo para a organização do evento. “Além de festejar essa data muito importante para todas nós, estamos aqui para mostrar à população o que o município tem de políticas públicas voltadas para as mulheres. Então, além de trazer essas artistas, valorizando a nossa cultura, nós estamos aqui com as nossas secretarias prestando apoio, realizando atendimento e oferecendo serviços e orientações. Foi um evento pensado por mulheres para exaltar as mulheres”, destacou Fátima Lima, a vice-prefeita.

Segundo o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, foram somadas as iniciativas já realizadas há alguns anos na cidade. Contou que as mulheres da equipe pensaram as programações, através da gerente de Economia Criativa, Aline Ribeiro, e da gerente da Biblioteca, Graziela Lorena.

Aline contou que buscam sempre reunir no Corredor Cultural mulheres de Barra Mansa que desenvolvem diferentes tipos de trabalho. “Temos aqui as artistas, trabalhadoras da cultura, ocupando o nosso palco e o espaço, valorizando a atividade de cada uma delas. Os projetos e secretarias que estão aqui conosco, nós priorizamos que fossem formados por equipes femininas, assim como o projeto ‘Música nas Escolas’, que veio com o quarteto de mulheres. Enfim, tudo feito por mulheres para mulheres”, destacou Aline.

Deixe um Comentário