Detran.RJ realizará mutirão para emissão de carteiras de visitantes de presos no dia 6 de novembro

0

ESTADO

O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, se reuniu com o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Fernando Veloso, nesta sexta-feira (22/10), na sede do departamento, e anunciou a realização de um mutirão especial, no dia 6/11, para emissão de carteiras de identidade Seap – que são destinadas aos visitantes de presos custodiados em uma das Unidades Prisionais ou Hospitalares da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

A previsão é que sejam atendidas cerca de 2 mil pessoas. O agendamento deverá ser feito a partir de 26/10, pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042, das 6h às 21h.

Por conta da pandemia da Covid-19, as visitas aos detentos no sistema prisional do Rio de Janeiro foram suspensas, em março de 2020, em cumprimento a uma série de protocolos sanitários. E as visitas foram retomadas, em sua normalidade, no mês de julho último, a partir da vacinação ampla da população carcerária. Com isso, ocorreu uma grande procura nos postos de atendimento do Detran.RJ com solicitações para a emissão da carteira.

“Vamos realizar um mutirão para suprir essa demanda, que ficou reprimida por conta da pandemia. Para agilizar, colocaremos os nossos postos de atendimento à disposição das pessoas no dia 6”, comentou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Fernando Veloso, ressaltou que neste período foi gerado um passivo de carteiras de identidade Seap e que a regularização do processo é fundamental.

“A visitação de parentes é muito importante e contribui de forma positiva para o processo de ressocialização dos detentos”, disse o secretário Veloso.

O atendimento do dia 6/11 será feito das 8h às 16h em mais de 30 postos do Detran.RJ. Estarão disponíveis para o agendamento postos da capital e do interior do estado. No link a seguir, podem ser verificadas as unidades que atendem regularmente para emissão de carteira Seap: https://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=10568.

Vale lembrar que, no dia 6/11, o Detran.RJ fará também um novo mutirão especial para fornecer carteiras de identidade a estudantes que farão o Enem e vestibulares. Neste caso, o mutirão atenderá quem tiver comprovante de inscrição no exame, por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.

Mais informações para tirar carteira de identidade Seap:

QUEM PODE VISITAR?

  • Cônjuges (oficialmente casados) e companheiros (com união estável ou filho(s) com o custodiado);
    • Filhos e enteados;
    • Pai e mãe;
    • Padrasto, madrasta;
    • Pai afetivo e mãe afetiva (somente quando não houver pai e mãe cadastrados para visita);
    • Avós;
    • Netos;
    • Irmãos;
    • Tios e sobrinhos (maiores de 18 anos);
    • Amigo. Somente um único amigo será permitido por custodiado.

    DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários variam de acordo com o grau de parentesco do visitante com o preso. Para saber a documentação necessária, acesse o site visitanteseap.detran.rj.gov.br e clique na opção Credenciamento de Visitantes. Em seguida, clique em Documentação Necessária.