Desfile cívico lotou centro de Angra dos Reis

0

ANGRA DOS REIS 

Nesta quarta-feira, 7 de setembro, Angra dos Reis comemorou a grande festa cívica do bicentenário da independência do Brasil após uma parada de dois anos por conta da pandemia da Covid-19. O desfile cívico de 2022 mobilizou toda a população, que lotou o Centro.

A solenidade, realizada ao longo da Av. Pe. Júlio Maria, começou pontualmente às 9h com o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional, Hino de Angra e Hino da Independência. Logo depois, o prefeito Fernando Jordão abriu as festividades cívicas desfilando em carro aberto, seguido dos alunos do Colégio Naval, evocando a Marinha do Brasil.

Toda a avenida ficou tomada de moradores e visitantes de Angra que foram assistir ao desfile. No palanque de autoridades, o prefeito Fernando Jordão, acompanhado do secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato, recepcionou autoridades civis e militares que apreciaram todo o desfile. “É um momento importante em nosso país e marcante no calendário das escolas, pois trata-se da Independência do Brasil. Tivemos um desfile cívico exemplar com a participação de nossas escolas municipais, estaduais e particulares, além da estreia da escola cívico militar Ex-Combatente Remo Baral Filho”, destacou Paulo.

Já o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, disse estar feliz em ver uma festa democrática e que levou as famílias para as ruas de Angra. “Foi uma manhã muito bonita em que vimos as famílias de Angra com suas crianças e adolescentes desfilando numa verdadeira festa da Independência do Brasil. A população está de parabéns por ter vindo para essa festa que a Prefeitura organizou com muito carinho”, falou Ferreti.

Fernando Jordão acrescentou que esse dia festivo da Independência do Brasil deve representar o direito de todo cidadão à educação. “É muito bonito ver todas essas crianças e adolescentes uniformizadas no dia de hoje, representando seu espírito cívico. Por isso, investimos em educação, que é fundamental para o nosso desenvolvimento”, ressaltou o prefeito.

Passaram pela avenida os alunos do Colégio Naval, além de membros da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal de Angra. Logo depois, desfilaram os alunos da Pestalozzi, da E.M. de Educação de Surdos, da E.M. de Deficientes Visuais e da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD).

O desfile seguiu ao som da Corporação Musical Inácio Medeiros (CEIM) com os alunos dos Centros de Educação em Tempo Integral E. M. Prof. Adelaide Figueira, E. M. Pref. Francisco Pereira Rocha, E. M. Zita Oliveira Soares, E. M. Antônio Joaquim de Oliveira, E. M. João Carolino dos Remédios, E. M. Maria Hercília Cardoso de Castro e E. M. José Américo Lomeu Bastos. Dando sequência ao desfile ao som da Corporação Musical Gregório Galindo, passaram pela Av. Júlio Maria E. M. Frei Fernando Geurtse, E. M. Antônio José Novaes Jordão, E. M. Regina Célia Monteiro Pereira, E. M. Alexina Lowdes e E. M. Júlio César Almeida Laranjeira.

Também marcaram presença os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Escola Cívico Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho com sua banda. Os veículos da Secretaria de Educação, sendo três ônibus e três vans percorreram a avenida. Os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e da Secretaria Executiva de Assistência Social também levaram para a avenida seus projetos, seguidos da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV) e do grupo de pessoas com autismo.

Passaram ainda desfilando os alunos da Delta Academia de Tae Kwon Do, do Abadá Capoeira, do 27º Grupo de Escoteiros Cornelis Verolme, do Ramo Sênior Pinheiro, além dos Missionários da Bocaina, Desbravadores e Aventureiros.

Marcaram presença os integrantes do Bombeiro Civil, Brigada Municipal e Ambiental de Angra e do Instituto Semear. Em sequência, os alunos do Colégio Educacional Tavares Soares e Jardim de Infância Patinho Dourado, do Centro Educacional Inovar, do Centro de Educação de Adultos (CECIERJ), da Escola Pietro Carneiro e da Jair Natalino Espínola Travassos. Tradicionalmente, para finalizar o desfile cívico de Angra em 7 de Setembro, desfilaram os Colégios Estaduais Dr. Arthur Vargas e Nazira Salomão.

 

Deixe um Comentário