Democracia, eleições limpas e seguras foi o tema sociociopolítico nacional de abertura das aulas do MEP

0

VOLTA REDONDA

Ainda no sistema remoto, as aulas do segundo semestre do Pré-Vestibular Cidadão do MEP iniciaram na segunda-feira, dia 2. A equipe pedagógica organizou a semana de aula com dedicação exclusiva a conteúdos ligados à ciência cidadã, com intuito de provocar nos alunos o ‘pensar mundo’ dentro da linha educacional freiriana. Com olhares atentos para o cenário sociopolítico nacional, especialistas da área de direito debateram com os alunos o tema “Estado Democrático de Direito e Eleições limpas e seguras”.

O mestre em direito e professor na Estácio, Caio Magalhães Baldini Figueira, e a professora de inglês e ex-aluna do MEP, Gabriela Sá, apresentaram o tema. A mediação foi do professor Ciro Rodrigues dos Santos, da área de linguagem do Pré-Vestibular Cidadão.O professor Caio, que é também escritor, ofereceu para os alunos um exemplar do livro ‘Impeachment Municipal: Um Estudo Sobre O Processo De Destituição Do Prefeito Municipal Pelo Poder Legislativo Local’. O livro será entregue na sexta feita para estudante sorteado. “Foi muito positivo e atualizada exposição dos professores, fato que provocou boa interação e questionamento dos alunos. Ótimo evento”, comentou o professor de matemática e membro da equipe pedagógica do Moimento pela Ética na Política, Paulo Ricardo,

A programação segue diferenciada até sexta feira para reafirmar a importância da transversalidade do processo ensino-aprendizado focado na linha freiriana, à psicologia das relações. Tema “Cuidando da saúde mental: competências socioemocionais e recursos terapêuticos”, com Daniella Parente, psicóloga e da equipe pedagógica do MEP. A mediação será da professora Juliana Resende, área das exatas e também da equipe pedagógica.

De acordo cm as atividades, hoje, dia 4, às 19 horas, a atividade terá como tema “A importância do profissional geoambiental na prática da cidadania: geo-bio-diversidade, ecologia e cidadania”.  Dia 5 de agosto, 19 horas o tema a ser discutido será  “Questões Étnico Racial” – Profa. Adriana Silva, Comissão Étnico Racial no MEP, com participação – Prof. Fernando Impagliazzo, literatura; Luiz Gustavo, advogado e conselheiro do MEP; Marcele Lopes, linguagem e equipe pedagógica; Prof. Samuel Ezequiel, matemática e Amanda Mattos, conselheira do MEP. Para o dia No dia 6, também às 19 horas, está programado evento cujo tema é “A grandeza de Carolina de Jesus: por que ler essa autora nas aulas de português” com a professora  Juliana Lima, área de linguagem. “Momento dos 100 anos de Paulo Freire, o patrono da educação no Brasil”, com o professor Érique Barcelos, área de filosofia e sociologia do MEP.

 

Deixe um Comentário