Delegados da região falam sobre canal pioneiro para registro de ocorrências em inglês

0

RIO DE JANEIRO/SUL FLUMINENSE

Os turistas que visitam o Rio de Janeiro já podem realizar registro de ocorrência com maior facilidade. A Polícia Civil inaugurou quarta-feira, dia 4, um sistema de registro online em inglês, cujo Rio de Janeiro é o primeiro estado do Brasil a oferecer este tipo de serviço. O A VOZ DA CIDADE conversou com delegados de cidades turísticas da região Sul Fluminense para saber como a novidade vai melhorar o trabalho feito pela Polícia Civil para atender a demanda.

A Polícia Civil espera com esse novo sistema eliminar a subnotificação, pois muitos turistas deixavam de registrar ocorrências. Entre as facilidades para os usuários está a possibilidade de usar documentos e endereços internacionais e o acompanhamento poderá ser feito do exterior. A iniciativa é uma parceria com o Consulado Geral Britânico do Rio de Janeiro, que permitiu a tradução do programa.

Delegado titular da 99ª Delegacia de Polícia (DP) de Itatiaia, Luis Jorge Rodrigues da Silva explica que é uma atualização necessária. “O novo sistema de registro online é importante porque vai facilitar o acesso do turista cidadão comunicar um crime do qual foi vítima no sistema de segurança do Estado do Rio de Janeiro”, lembrou o policial.

Delegado Marcelo Russo, de Paraty – FÁBIO GUIMAS

O delegado titular da 167ª DP de Paraty, Marcelo Russo, também menciona a facilidade que os turistas terão em efetuar ocorrências, como por exemplo de extravios de documentos e roubos de celulares. “Do exterior eles também poderão acompanhar as investigações e andamentos das mesmas. É uma fácil ferramenta que vai facilitar a vida do estrangeiro que vem fazer turismo em nosso País”, comentou Russo.

Delegado Vilson de Almeida, Angra dos Reis – Arquivo Pessoal

A frente da 166ª DP de Angra dos Reis, o delegado Vilson de Almeida também falou com o A VOZ DA CIDADE, explicando que o novo sistema tornou muito mais fácil para a delegacia apurar os crimes. “Antes, precisávamos de um tradutor e hoje fica muito mais fácil a gente receber a comunicação desse crime e já apurar a autoria e localizar os criminosos. É muito útil essa ferramenta para que possamos de forma ágil prender os criminosos que atuam no município de Angra dos Reis”, disse.

Para fazer o registro, a pessoa deve acessar o site da Delegacia Online (https://dedic.pcivil.rj.gov.br/). No topo da página, há duas bandeiras indicando as possibilidades de idioma. Ao clicar na bandeira do Reino Unido, o usuário será transferido para uma versão em inglês da página.

Pela delegacia online, o turista poderá comunicar ocorrências, registrar perda de aparelho de telefone celular, de documento, agendar um pré-registro e acompanhar o andamento.

Deixe um Comentário