Degase inaugura em Volta Redonda unidade de internação provisória

0

VOLTA REDONDA 

Foi realizada a cerimônia de inauguração da nova unidade de internação provisória do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) de Volta Redonda, na terça-feira, dia 12. Ela terá capacidade para atender 37 jovens, com espaços destinados às medidas de internação provisória, acautelamento e atendimento à pessoa com deficiência, um resultado de uma parceria entre o Degase, a Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC-RJ) e a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP). 

As obras do CENSE fazem parte das ações do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, visando melhoria do sistema socioeducativo estadual; além de atender à necessidade ampliação do número de vagas para o cumprimento de medidas socioeducativas de forma descentralizada. 

A mesa de abertura do evento de inauguração contou com a presença de autoridades, entre elas o diretor-geral do Degase, Victor Poubel; as Promotoras de Justiça do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPERJ), Caroline Nery Enne e Fernanda Sodré; o promotor de Justiça da Infância e Juventude de Volta Redonda, Leonardo Azulado; a secretária municipal de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha; e o comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (BPMERJ) de Volta Redonda, coronel Ronaldo Martins Gomes da Silva. 

As obras no CENSE se intensificaram a partir de 2021. Segundo o diretor-geral do Degase, com essa inauguração, espera-se garantir melhores condições para a ressocialização e desenvolvimento dos adolescentes atendidos pelo Departamento. “O apoio do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Educação foi fundamental para que pudéssemos finalizar mais uma etapa do TAC. Essa nova unidade será mais um espaço de referência nasocioeducação do Estado e estamos empenhados em oferecer um ambiente adequado e propício para a ressocialização desses adolescentes, proporcionando educação, atividades socioeducativas e apoio psicossocial”, ressaltou o diretor. 

Já para a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, o investimento no sistema socioeducativo é um marco para a educação do Estado. ˜Essa inauguração reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir a educação como um direito fundamental de todos os adolescentes, inclusive aqueles em cumprimento de medida socioeducativa. Na unidade de Volta Redonda serão oferecidas atividades educativas e pedagógicas de qualidade, que estimulem o desenvolvimento integral dos socioeducandos. Acreditamos que a educação é fundamental para a ressocialização e a construção de um futuro melhor”, finalizou a secretária. 

 

Deixe um Comentário