Defesa Civil de Itatiaia promove ação preventiva à queda de árvores

0

ITATIAIA

Com o objetivo de evitar quedas de árvores no município, a Defesa Civil, ligada à secretaria de Ordem Pública, em conjunto com as Secretarias de Meio Ambiente e Obras, além da Guarda Civil Municipal e com apoio da Companhia de Energia Selles, está realizando o trabalho preventivo. As árvores que comprovadamente estão com risco de queda estão sendo cortadas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Valdair do Nascimento, é importante frisar que todas as árvores que precisaram ser retiradas estavam oferecendo risco. “Todas as ocorrências atendidas foram através de processos abertos e todas foram liberadas pela Defesa Civil e pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Principalmente, nesta época de temporais, algumas árvores precisam ser retiradas por estarem com risco iminente de queda”, afirmou Valdair, lembrando que na cidade a ação de poda e corte de árvores é regulamentada pela lei municipal 461/2007. “Conforme a legislação o corte e a poda só podem ser realizadas mediante a autorização, baseada em um laudo elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após vistoria solicitada pelo morador”, disse.

PROCESSO PARA PODA E CORTE DE ÁRVORES

Para solicitar poda ou corte de árvores, o morador precisa abrir um processo, no setor de Protocolo, da prefeitura, e é necessário apresentar documentos como cópia do RG,CPF e comprovante de residência.

A solicitação do morador pode ser realizada nos casos de implantação de obras de edificação ou urbanização, quando o estado fitossanitário, ou seja, a saúde da árvore justificar a medida, ou quando a árvore estiver causando comprováveis danos ao patrimônio. Também pode ser realizada quando a árvore constituir um obstáculo fisicamente incontornável ao acesso e a circulação de veículos ou pedestres, quando o plantio irregular ou a propagação espontânea impossibilitar o desenvolvimento adequado da árvore vizinha, quando se tratarem de espécies invasoras ou quando a árvore em crescimento necessitar da eliminação de galhos.

O corte ou poda de árvore localizada em imóvel particular, após a autorização é de responsabilidade do proprietário do imóvel que deverá fazer a compensação no espaço ou em local indicado pela Prefeitura.

Em relação às árvores localizadas em espaço público, o corte ou poda é de responsabilidade da Prefeitura. Já quando a árvore toma a rede elétrica alta, a poda é de responsabilidade da concessionária de energia.

Deixe um Comentário