Defesa Civil de Angra permanece em alerta após volume alto de chuvas

0

ANGRA DOS REIS
A Defesa Civil está em alerta devido ao alto volume de chuvas que atingiu o município nas últimas horas e a previsão de mais temporais nesta quinta-feira, dia 4. Segundo o órgão, foram registradas uma média de 88 milímetros nas últimas 24 horas, um índice considerado alto porém normal para o período, já que o início do estado de alerta ocorre a partir de 100 milímetros em um dia.

O porta-voz da Defesa Civil, Lauro de Oliveira Santana, destacou que não houve registro de ocorrências nas últimas horas e que as chuvas diminuíram na madrugada desta quinta-feira. No entanto, o alerta segue pela previsão de mais chuvas.

“Estamos em alerta porque o terreno está saturado ainda, existe o acúmulo de água que deixa o terreno encharcado, então acontecendo alguma chuva neste momento contribui para o agravamento do processo de deslizamento de encosta. Mas com o cessar dessas chuvas volta tudo à normalidade, devemos ficar atentos a esses temporais previstos para hoje ou amanhã”, afirmou Lauro.

Deslizamentos e casas sob risco em Volta Redonda

A coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda informou que houve seis ocorrências, sendo quatro deslizamentos de terra e duas casas com rachaduras, nos bairros Água Limpa, Vale Verde e São Geraldo. A coordenadoria informou ainda que o pluviômetro marcou 23 milímetros de chuva no dia 3, um índice bem abaixo do que foi previsto. A previsão dos próximos cinco dias é um volume pluviométrico entre 25 e 10 milímetros.

Segundo o órgão, equipes continuam nas ruas nos locais onde ocorreram os deslizamentos e as rachaduras.

Defesa Civil de Barra Mansa monitora rios

Já em Barra Mansa, não houve registro de ocorrências durante os temporais que atingiram a cidade nesta semana. No entanto, segundo a Defesa Civil, o monitoramento é constante e acontece em toda a cidade. Sérgio Mendes, coordenador do órgão, explicou que os rios permanecem em nível normal e que a Defesa Civil tem monitorado a situação deles, já que um grande volume de chuvas pode causar o transbordamento.

“Estamos realizando um monitoramento geral da cidade, tanto de encostas, quanto de moradores da área ribeirinha. Nesses últimos dias não houve registro de ocorrências, no entanto a Defesa Civil continua em alerta por conta da previsão do tempo. Estamos monitorando os níveis dos rios Bananal, Barra Mansa e Paraíba do Sul, mas por enquanto nada fora do normal”, garantiu Sérgio Mendes.

Deixe um Comentário